Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Raphaell Moreira-
dc.contributor.authorSilva, Antônio Jansen Fernandes da-
dc.contributor.authorLacerda, Maria de Fátima de-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.date.accessioned2021-12-03T18:02:09Z-
dc.date.available2021-12-03T18:02:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMARTINS, Raphaell Moreira et al.Integrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolar. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 84, p. 1-7, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherThe FIEP Bulletinpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectReflexividadept_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.titleIntegrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo tem como objetivo identificar os contributos que são atribuídos pelos professores de Educação Física Escolar ao trabalho reflexivo no seu processo de história de vida e formação. A pesquisa efetivou-se durante o projeto de extensão Integrando Saberes na Formação Permanente em Educação Física Escolar, promovido pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Ministério de Educação. O estudo ocorreu através do Módulo de História de vida e Formação, desenvolvido durante o projeto, com carga horária que correspondeu a vinte horas, nas quais foram abordados aspectos históricos, conceituais e vivenciais da temática. Participaram do Módulo trinta e um professores da Rede Estadual do Ceará e Municipal de Fortaleza. O estudo segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi utilizado questionário com três questões. Focamos como referência para nosso trabalho a segunda questão, que indagava os professores, sobre as contribuições que se pode destacar ao trabalho reflexivo na formação permanente/continuada? O questionário foi aplicado logo após a realização da narrativa. Para discussão dos resultados utilizou-se à técnica de análise para determinação de categorias. A coleta apontou duas grandes categorias: a) O encantamento da própria história; e b) O (re)pensar a prática pedagógica com desejos de mudanças possíveis. Quanto à primeira categoria, os interlocutores indicaram como contributo da narrativa um momento de autoconhecimento, resgate da história, a importância da família e partilha das experiências; Já na segunda, a narrativa teve um caráter de auto-avaliação, busca de soluções, motivação, útil para possíveis mudanças. Foi possível constatar o potencial da reflexão crítica na formação permanente, que se estabeleceu a partir do pensar sobre as experiências de vida e formação pedagógicas e das possibilidades desta para alavancar o reconhecimento, enfrentamento e a superação das situações-limites encontrada seja no âmbito profissional e pessoalpt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_rmmartins.pdf265,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.