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dc.contributor.authorCipriano, Monera Sampaio-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-12-03T13:58:31Z-
dc.date.available2021-12-03T13:58:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCIPRIANO, Monera Sampaio; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. O brincar como intervenção no transtorno do espectro do autismo. Extensão em Ação, Fortaleza, v. 2, n. 11, p. 78-91, jul./out. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62706-
dc.description.abstractThe present study has the purpose to reflect on the playing as a therapeutic intervention, correlating its relevance within the neurodevelopment and taking the transformative and terapeutic power that playful has in the direct intervention with the child with Autism. The aim of this study is to bring reflections on the playing as playful intervention in the care of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder – ASD. Playing contributes in a unique way to the attendance of these children and their families, bringing spontaneous forms of intervention on the demands, deficits and difficulties presented by them. Through bibliographic and descriptive research, we conclude that the playing as playful intervention brings numerous benefits for children with ASD like: favors the formation of emotional bonds; the establishment and deepening of relations; expands their communication and understanding; enhances feelings and dissatisfactions expressions; enables a higher quality of life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExtensão em açãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectNeurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectIntervenção terapêuticapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectNeurodevelopmentpt_BR
dc.subjectTerapeutic interventionpt_BR
dc.titleO brincar como intervenção no transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre o brincar como intervenção terapêutica, correlacionando sua relevância dentro do neurodesenvolvimento e assumindo o poder transformador e terapêutico que o lúdico tem na intervenção direta junto à criança com Autismo. O objetivo do trabalho é trazer reflexões acerca do brincar como intervenção lúdica no atendimento a crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O brincar contribui de forma singular para o atendimento a essas crianças e suas famílias, trazendo formas espontâneas de intervenção junto às demandas, deficit e dificuldades apresentadas por elas. Através de pesquisa bibliográfica e descritiva, concluímos que o brincar como intervenção lúdica traz inúmeros benefícios para as crianças com TEA como: favorece a formação de vínculos afetivos; o estabelecimento e aprofundamento das relações; amplia sua comunicação e compreensão; melhora expressão de sentimentos e insatisfações; possibilita maior qualidade de vida.pt_BR
dc.title.enPlaying as an intervention in autism spectrum disorderpt_BR
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