Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62702
Tipo: Dissertação
Título: Verbo encarnado: resíduos do sirventês na poesia insubmissa de Roberto Pontes
Autor(es): Abreu, Victória Pereira Vasconcelos de
Orientador: Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Sirventês;Residualidade;Poesia Insubmissa;Roberto Pontes;Medieval;Geração 60;Sirventés;Poesia insumisa
Data do documento: 2021
Citação: ABREU, Victória Pereira Vasconcelos de. Verbo encarnado: resíduos do sirventês na poesia insubmissa de Roberto Pontes. Orientadora: Elizabeth Dias Martins. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Verbo encarnado é um livro de poemas publicado em 1996, do escritor cearense Roberto Pontes, pertencente à Geração 60 da literatura brasileira e a uma de suas vertentes, a de ―Protesto Social‖, em que pontifica o viés político e insubmisso em decorrência do golpe militar de 1964. Essa geração está devidamente caracterizada pelo poeta e crítico Pedro Lyra na ―Introdução‖ a Sincretismo: a poesia da Geração 60 (2005). A categoria poética insubmissa, na verdade, soa como eco de outro, mediévico, o sirventês, praticado pelos trovadores para fins políticos. A partir desta aproximação entre essa poesia medieval e a produção poética de Roberto Pontes em seu livro Verbo encarnado, esta dissertação objetiva compreender e demonstrar como esse resíduo de poesia anterior, de cunho social, perpetua-se e reverbera em produções poéticas atuais, como essa escrita na década de 90, do séc. XX, no Brasil. Lançando mão de poemas caracterizados como sirventês, da poesia insubmissa de Roberto Pontes, procederemos a um cotejo que verifique a remanescência de uma concepção poética noutra. Para tanto, utilizaremos a Teoria da Residualidade por embasamento teórico, pois ela nos possibilita proceder comparativamente, operando com alguns conceitos como os de resíduo, mentalidade, imaginário, cristalização, endoculturação e hibridação cultural, facultando ainda encontrarmos similaridades entre as poéticas indicadas, de modo a comprovarmos a correspondência entre o sirventês e a poesia ponteana. Para amparar nossa pesquisa utilizamos também a Literatura Comparada, que nos possibilita através da multidisciplinaridade abarcar aspectos temporais, históricos, culturais e sociais para melhor desenvolvimento das análises.
Resumen: Verbo encarnado es un libro de poemas publicado en 1996, del escritor cearense Roberto Pontes, que pertenece a la Generación 60 del Brasil e a de una de sus vertientes, a del ―Protesto Social‖, en que se presenta un sesgo político e insumiso en ocurrencia del golpe militar de 1964 ocurrido en el país. Esa generación está caracterizada por el poeta y crítico Pedro Lyra en su Introducción a Sincretismo: a poesía da Geração 60 (2005). El modo poemático insumiso, en realidad, es como un eco de otro, medieval, el sirventés, practicado por los trovadores para finalidades políticas. A partir de esa aproximación entre esa poesía medieval y la producción poética de Roberto Pontes en su libro Verbo Encarnado, nuestra disertación objetiva comprender como ese residuo de una poesía anterior, de temática social, se propaga en producciones más actuales, como ocurrió en 1960 (séc. XX) en Brasil. Presentando poemas caracterizados como sirventés e da poesía de 60 de Roberto Pontes, procederemos a un cotejo que verifique a remanencia de una poesía en otra. Para tanto, vamos utilizar la Teoría de la Residualidade como base teórica, pues nos posibilita proceder comparativamente, operando con algunos termos como residuo, mentalidad, imaginario, cristalización, enculturación e hibridación cultural, posibilitando aunque que encontremos semejanzas entre las poesías indicadas, de modo a comprobar la asociación entre el sirventés y la poesía ponteana. Utilizaremos también la Literatura Comparada, que permítenos un alcance de rasgos temporales, históricos, culturales y sociales para mejor desarrollarse esta pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62702
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_vpvabreu.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.