Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62689
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Corporeidade: aproximações atemporais entre os pensamentos filosóficos para uma perspectiva complexa da educação física escolar
Título em inglês: Corporeality: attractive approaches between philosophical thoughts for a complex perspective of school physical education
Autor(es): Souza, Maurício Teodoro de
Sanches Neto, Luiz
Ovens, Alan
Palavras-chave: Merleau-ponty;Epistemologia;Complexidade;Merleau-ponty;Epistemology;Complexity thinking
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista @mbienteeducação
Citação: SOUZA, Maurício Teodoro de; SANCHES NETO, Luiz Sanches; OVENS, Alan. Corporeidade: aproximações atemporais entre os pensamentos filosóficos para uma perspectiva complexa da educação física escolar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 96-107, jan./abr. 2019.
Resumo: Neste artigo buscamos: refletir sobre pesquisas recentes acerca do “estado da arte” sobre corporeidade, as quais vêm indicando como esse conceito tem sido discutido em diferentes contextos brasileiros; localizar indícios desse conceito por meio de uma perspectiva complexa, coadunando- -se à construção conjunta do processo epistemológico transcendendo tempo e espaço para identificar olhares comuns de modo atemporal; reconhecer o impacto dessa perspectiva na compreensão do Se- Movimentar, promovendo importante influência na qualidade da prática pedagógica em Educação Física escolar. Partimos do indicativo de que a década de 1980 constituiu- se como divisor de águas para a discussão sobre o objeto de estudo e contribuiu com o desenvolvimento do pensamento científico da Educação Física brasileira. Consideramos que a complexidade, nos modos criativos de interagir, implica na abertura dos processos de ensino e de aprendizagem à emergência de possibilidades na intervenção de professores(as) para expandir espaço e experiências do que é pedagogicamente possível, pois as reflexões sobre a complexidade de suas práticas são permeadas por intencionalidades e emoções que podem explicitar “verdades inconvenientes vitais à potencialização do percurso da aprendizagem dos(as) estudantes
Abstract: In this article we seek: to reflect on recent research on the “state of the art” on corporeality, which have indicated how this concept has been discussed in different Brazilian contexts; to locate indications of this concept through a complexity thinking perspective, along with the joint construction of the epistemological processes transcending time and space to identify common views in a timeless way; to recognize the impact of this perspective on the understanding of Sich-Bewegen, promoting an important influence on the quality of the pedagogical practice in Physical School Education. We started from the indicative that the 1980s constituted a watershed for the discussion about the object of study and contributed to the development of scientific thinking in Brazilian Physical Education. We believe that complexity thinking, in the creative ways of interacting, implies opening the teaching and learning processes to the emergence of possibilities in the intervention of teachers to expand space and experiences of what is pedagogically possible, since the reflections on the complexity of their practices are permeated by intentionalities and emotions that can explain “inconvenient truths” that are vital to the potential of the students’ learning path.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62689
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mtsouza.pdf373,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.