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dc.contributor.advisorFreitas, Tharyn Stazak de-
dc.contributor.authorFrancelino, Kaye Djamiliá-
dc.date.accessioned2021-12-02T18:58:50Z-
dc.date.available2021-12-02T18:58:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFRANCELINO, Kaye Djamiliá. Ábyssos: atrações entre corpo, imagem e magia para um teatro de horror. 2021. 54 f. Monografia (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62688-
dc.description.abstractThis academic work discusses the way of a search for a possible theater of horror, revisiting three creation processes of the author, as director/stage director, in the context of her graduation in the Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. This approach was created from an obsession with the themes that surround the mystery - death, magic, the supernatural, the non-human -, through which a whole web of generative images, triggering textualities, process records, scenic materialities, work methodologies, allowed us to understand body and image as access routes to this possible theater. The main dialogues were created from the ideas of theorists such as Tadeusz Kantor, Antonin Artaud, José Gil, Georges Bataille, Cecília Salles, among others. The frames produced on this path, presented here in the form of a report, propose that the processes of creation imply a constant movement of search and opening.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatro de horrorpt_BR
dc.subjectEncenação/direçãopt_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.titleÁbyssos: atrações entre corpo, imagem e magia para um teatro de horrorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho aborda o percurso de uma busca por um possível teatro de horror, a partir da revisitação a três processos de criação da autora, como diretora/encenadora, no contexto de sua formação no Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Tal abordagem se fez a partir de uma obsessão pelas temáticas que circulam o mistério - a morte, a magia, o sobrenatural, o não humano -, através das quais toda uma trama de imagens geradoras, textualidades disparadoras, registros de processos, materialidades cênicas, metodologias de trabalho, permitiram compreender corpo e imagem como vias de acesso a este possível teatro. As principais interlocuções foram tecidas a partir das ideias de teóricos como Tadeusz Kantor, Antonin Artaud, José Gil, Georges Bataille, Cecília Salles, entre outros. As atrações produzidas neste trajeto, apresentadas aqui na forma de um relato, propõem que os processos de criação implicam num constante movimento de busca e abertura.pt_BR
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