Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Francis Wilker de-
dc.contributor.authorEvaristo, Robert Bernardo-
dc.date.accessioned2021-12-02T18:35:38Z-
dc.date.available2021-12-02T18:35:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationEVARISTO, Robert Bernardo. De perto e de dentro: o processo criativo de ator no espetáculo "A Norma". 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62681-
dc.description.abstractResurrecting memories of the actor's creative process in the show "A NORMA", bringing personal and institutional contexts in which I was involved, reporting, analyzing processes andpractices experienced as a volunteer actor of Pedro Doria in the discipline, which at the time (2019.1) was called "Staging Practices", seeking to answer questions such as: How was the work of an actor in the process of creating the show? What compositional procedures for the scene can be identified in the lived experience? creative process of the spectacle in stages: Table work, Materials Survey, Repetitions and Fine Tuning. Unraveling the collaborative process ofdeveloping an absurd dramaturgy with staging based on the theory of poetics of the Radical Brazilian Theater. Exemplifying how the elements of the Radical Theory of Ricardo Guilhermeguided the choices made during the creative process. and generate clues for practical methodologies that help in the beginning and management of new creative processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtor criadorpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectTeatro radical brasileiropt_BR
dc.subjectTeatro do absurdopt_BR
dc.subjectA normapt_BR
dc.titleDe perto e de dentro: o processo criativo de ator no espetáculo "A Norma"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrRessuscitando memorias do processo criativo de ator no espetáculo A NORMA, trazendo contextos pessoais e institucionais nos quais eu estava envolvido, relatando, analisando processos e práticas vivenciadas como ator voluntário de Pedro Doria na disciplina, que na época (2019.1), era denominada "Práticas de Encenação”, buscando responder questionamentoscomo: Como se deu o trabalho de ator no processo de criação do espetáculo? Quais procedimentos de composição para a cena podem ser identificados na experiência vivida? Para então, através de relatos, dividir e analisar o processo criativo do espetáculo nas etapas: Trabalho de mesa, Levantamento de Materiais, Repetições e Sintonia fina. Destrinchando o processo colaborativo do desenvolvimento de uma dramaturgia absurda com encenação baseada na teoria da poética do Teatro Radical Brasileiro. Exemplificando como os elementos da Teoria Radical de Ricardo Guilherme norteou as escolhas feitas no decorrer do processo criativo. Com o intuito de gerar pistas de metodologias da pratica que auxiliem no início e na gestão de novos processos criativos.pt_BR
Aparece nas coleções:TEATRO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_rbevaristo.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.