Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62678
Tipo: Dissertação
Título: Geomarketing: uma análise da distribuição geográfica das instituições de ensino superior
Autor(es): Catunda, Reginauro Luz
Orientador: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Pesquisa de mercado;Universidades e faculdades - Localização
Data do documento: 2010
Citação: CATUNDA, R. L. Geomarketing: uma análise da distribuição geográfica das instituições de ensino superior. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar, à luz do geomarketing, a distribuição geográfica das instituições de ensino superior localizadas no município de Fortaleza. A pergunta central deste trabalho é “Em quais critérios estão baseadas as decisões de localização espacial/geográfica das instituições de ensino superior em Fortaleza?” Seu objetivo principal é “Analisar, à luz do geomarketing, os critérios norteadores das decisões de localização de uma faculdade privada localizada no Centro de Fortaleza”. Foram definidos ainda como objetivos específicos: identificar a localização residencial e profissional dos clientes atuais das instituições; identificar o perfil demográfico da população residente próxima às instituições; identificar que fatores urbanos locais interferem positivamente para as faculdades; identificar a localização das instituições de ensino superior em Fortaleza. A metodologia do trabalho tem o estudo bibliográfico com base teórica; um estudo exploratório documental e de dados secundários; e, uma pesquisa de campo, com o levantamento de dados por meio de uma entrevista estruturada, realizada junto ao diretor de uma instituição de ensino superior localizada no Centro de Fortaleza. Verificou-se que as decisões de localização das instituições estavam em consonância com os preceitos do geomarketing, através do uso de mapas virtuais da cidade, estudos sobre população residente e demanda de clientes potenciais na área onde estão localizadas as instituições.
Abstract: The geomarketing is on a theme very relevant for the location decisions of irms. This paper aims to analyze the spatial distribution of an institution of higher education located in Fortaleza in the light of geomarketing. The segment of higher education is a bottom up process, attracting interest from investment groups and their location decisions on strategic gain. The central question of this study is "What criteria are based on the decisions of spatial / geographic institution of higher education in Fortaleza? "Its main goal is" To examine, in light of geomarketing, the criteria guiding the decisions of spatial / geographic faculty object of study. We have defined the following objectives: identify the location of home and business from current customers of this institution, to identify the demographics of the population living near the institution, to identify factors that interfere with local city positively to college searched, identifying the location of higher education institutions in Fortaleza and its relationship with the proximal research institution. The methodology of the study is based bibliographic theoretical theoretical research, an exploratory documentary and secondary data and a qualitative phase through a field with data collection through a structured interview conducted with the director an institution of higher education located in downtown. It was found that despite the non-use of specific tools for geo-referencing the location decisions of the institution were in line with the precepts of geomarketing. It was concluded that despite this nonuse, the strategic goals of future research institution will have a much more assertive with the use of a tool geomarketing because the college is in the process of expansion and their analysis will be more detailed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62678
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_rlcatunda.pdf42,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.