Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Tharyn Stazak de-
dc.contributor.authorAmaral, Davi José Fonseca do-
dc.date.accessioned2021-12-02T15:08:38Z-
dc.date.available2021-12-02T15:08:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAMARAL, Davi José Fonseca do. Análise crítica da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosa. 2021. 52 f. Monografia (Graduação em Teatro)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62665-
dc.description.abstractThe following work is a contextualized analysis of Ana Mae Barbosa’s artistic education proposal. Its objective lies in the political and social discussion that this proposal entails, in view of the historical process that Brazil went through in the 20th century. In carrying out this, socio-historical-economic elements that characterize this period in public education were used, and, connected to that, an analysis of Barbosa’s theoretical production and its foundations in John Dewey. As a result, there is as a philosophical consideration, the need to restore a historical debate on the arts and education, centered on the question of the socio-educational project. Thus, it is sought to initiate an alternative approach to the treatment that art education theory receives in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAna Mae Barbosapt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectJohn Deweypt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAnálise crítica da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO seguinte trabalho é uma análise contextualizada da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosa. O seu objetivo está na discussão política e social que esta proposta acarreta, tendo em vista o processo histórico que o Brasil atravessou no século XX. Na realização de tal, foram utilizados elementos sócio-histórico-econômicos que caracterizam este período na educação pública, e, associado à isto, uma análise da produção teórica de Barbosa e seus fundamentos em John Dewey. Por resultado, tem-se, como consideração filosófica, a necessidade de restaurar um debate histórico das artes e da educação, centrado na questão do projeto sócio-educacional. Assim, busca-se iniciar uma abordagem alternativa para o tratamento que a teoria arte-educação recebe no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:TEATRO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_djfamaral.pdf479,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.