Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62644
Tipo: Resumo
Título: Aprendendo inglês online: foco na polidez linguística durante interações com ETAs (Projeto de apoio e difusão da língua inglesa na UFC - CH00.2014.PJ.0197)
Autor(es): Alves, Maria Lueuda Pereira
Silva, Andreia Turolo da
Palavras-chave: Professores de inglês - Formação;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Maria Lueuda Pereira; SILVA, Andreia Turolo da. Aprendendo inglês online: foco na polidez linguística durante interações com ETAs (Projeto de apoio e difusão da língua inglesa na UFC - CH00.2014.PJ.0197). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Projeto de Apoio a Difusão da Língua Inglesa é uma ação que conta a ajuda de ETAs (English Teacher Assistants), que atuam como suporte aos professores em diversas atividades letivas na UFC. Dentro da UFC-UAB, ofertamos o curso livre “Engage with English”, via Solar (AVA desenvolvido e gerenciado pelo Instituto UFC-Virtual), que contempla, por semestre, cerca de 60 alunos do curso de Letras-Inglês espalhados em onze polos do interior do Ceará. Neste ambiente, os alunos podem participar de chats, fóruns e minicursos para praticar a língua inglesa e aprender sobre a cultura norte-americana interagindo diretamente com os ETAs. Diante disso, buscamos investigar os fenômenos da linguagem subsidiados através do computador, principalmente o conjunto de regras que se deve obedecer para que os interagentes mantenham a harmonia durante a comunicação, que ajudam a diminuir, ou até mesmo evitar possíveis conflitos na interação. Analisamos a interação em fóruns de discussão para verificar como esse conjunto de regras, reconhecido como estratégias de polidez linguística propostas por Brown & Levinson (1987), com contribuições da teoria da face de Goffman (1980), é mobilizado pelos alunos do curso de Letras Inglês e por um professor norte americano durante um debate on-line sobre o tema racismo. Para o estudo, foram selecionadas cinquenta e três mensagens disponíveis de um fórum. Este é um estudo em fase de conclusão, mas alguns resultados prévios apontam que o envolvimento e/ou distanciamento pessoal entre os participantes são fatores que determinam as escolhas das estratégias de polidez linguísticas durante a interação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62644
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mlpalves.pdf46,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.