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Tipo: TCC
Título: Educação e cidadania: o poder latente da televisão
Autor(es): Sousa, Carlos Eduardo Laurindo de
Orientador: Lima, Maria Érica de Oliveira
Palavras-chave: Comunicação;Cidadania;Educação;Televisão;Cultura
Data do documento: 2021
Citação: SOUSA, Carlos Eduardo Laurindo de. Educação e Cidadania: o poder latente da televisão. Orientadora: Maria Érica de Oliveira Lima. 2021. 173 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A 3ª maior TV pública do Brasil, Rede Minas, fundada por Tancredo Neves em 1984 em Minas Gerais é a cabeça de uma rede com mais de 50 televisões educativas afiliadas1, cuja programação é focada na educação e na cidadania. Quando o confinamento começou na metade do mês de março de 2020 e as escolas tiveram de ser fechadas por causa dos riscos de contágio e disseminação da COVID-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais começou a desenvolver uma série de programas para que os estudantes da rede pública não tivessem grandes prejuízos por conta da quarentena. Dessa forma, em maio foi ao ar o primeiro programa Se Liga na Educação. Diante disso, pretendemos promover algumas discussões sobre as possíveis práticas cidadãs e inclusivas da televisão, tendo como exemplo a Rede Minas, visto que, segundo o IBGE, 97,2% dos lares no Brasil têm televisão. Isto pretendemos realizar através de revisão bibliográfica da área. Além disso, nossas discussões serão atreladas à análise de conteúdo que faremos de um período – a determinar – do programa Se Liga na Educação. Há ainda outro fator importante que entra na nossa discussão, o qual tem seu eco produzido pela constatação de Juan Carlos Tedesco (2001) quando declara que “a escola trava uma luta muito desigual com os meios de comunicação, acusados de ser um dos elementos responsáveis pelos desvios morais da infância e da juventude” (TEDESCO, 2001, p. 60). Dessa forma, as televisões podem ocupar tanto o papel de construtoras de cidadanias e modeladoras de sociedades, quanto de perversoras e aliciadoras de indivíduos em todas as camadas sociais. Tudo isso através de sua programação, à qual provavelmente não temos dado a devida atenção.
Abstract: The 3rd largest public TV in Brazil, Rede Minas, founded by Tancredo Neves in 1984 in Minas Gerais is the head of a network with more than 50 affiliated educational televisions, whose programming is focused on education and citizenship. When confinement started in the middle of March 2020, schools had to be closed because of the risks of contagion and spread of COVID-19, the Minas Gerais State Department of Education began to develop a series of programs for public school students did not have great losses due to quarantine. Thus, in May, the first ‘Se Liga na Educação’ program was aired. Therefore, we intend to promote some discussions on the possible citizen and inclusive practices of television, taking Rede Minas as an example, through a bibliographic review of the area, since, according to IBGE, 97.2% of homes in Brazil have television. These discussions will be linked to the content analysis that we will make of a period - to be determined - of the Se Liga na Educação program. There is yet another important factor that comes into our discussion, which has its echo produced by the observation of Juan Carlos Tedesco (2001) when he declares that “the school has a very unequal struggle with the media, accused of being one of the responsible elements for the moral deviations of childhood and youth ”(TEDESCO, 2001, p. 60). In this way, televisions can occupy both the role of citizenship builders and societal shapers, as well as perversive and enticing individuals in all social strata. All of this through its programming, which we probably have not given due attention to.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62607
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