Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorLiberato, Rafaela de Sousa-
dc.date.accessioned2021-11-30T17:07:30Z-
dc.date.available2021-11-30T17:07:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIBERATO, Rafaela de Sousa. Sou professor e agora? Uma análise das primeiras ações na escola. 2018. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62593-
dc.description.abstractThe beginning of a career is always a period of learning and impact on the teachers’ professional attitude. In teaching experience we go through a period of transition between the student attitude and the professor attitude, a change that is built in practice. In this research, we conducted semistructured interviews to recent college graduates in Biological Sciences at UFC (Federal University of Ceará), to understand their prospects of first actions as graduate professionals. Huberman describes the life cycle of the teacher; the selected sample used for this study on teachers can be found in the first stage described by the author, the Entry stage. When comparing within this stage the phases of “survival” and “discovery” in the beginning of their career, we can reflect upon their difficulties and expectations. The data obtained from the interviews were categorized according to the research made by Gonçalves, and from that, perceptions about this career beginning were made. In the face of the results, a concern was raised about the necessity of an attention that has to be focused on the aspects that maintains the professors in their career, despite the countless challenges experienced.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessor iniciantept_BR
dc.subjectCiclo de vida dos professorespt_BR
dc.subjectInício da docênciapt_BR
dc.titleSou professor e agora? Uma análise das primeiras ações na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO início da carreira é sempre um período de muito aprendizado e impacto na postura dos professores. Na docência passamos por um período de transição entre a postura de aluno e professor, um vir a ser que é construído na prática. Na presente pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compreender as perspectivas das primeiras ações dos recém graduados do Curso de Ciências Biológicas da UFC (Universidade Federal do Ceará). O ciclo de vida profissional do professor foi descrito por Huberman, e a amostra selecionada para o estudo dos professores encontra-se na primeira fase descrita pelo autor, a fase de Entrada. Ao comparar dentro dessa fase os estágios de “sobrevivência” e “descoberta” no início da carreira podemos refletir sobre suas dificuldades e expectativas. Nas entrevistas os dados obtidos foram categorizados com base na pesquisa de Gonçalves, e a partir disso, foram encontradas percepções nesse início de carreira. E, diante dos resultados, surgiu a preocupação em focar atenção nos aspectos que mantêm o docente na carreira, apesar dos inúmeros desafios vivenciados.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_rsliberato.pdf359,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.