Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62592
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Manifestações da inteligência corporal cinestésica em situação de jogo na educação física escolar
Título em inglês: Manifestations of corporal-kinetic intelligence in games situations in physical education classes at school
Autor(es): Piccolo, Vilma Leni Nista
Prodócimo, Elaine
Souza, Maurício Teodoro de
Brandl, Carmem Elisa Henn
Zylberberg, Tatiana Passos
Farias, Luciene
Palavras-chave: Inteligência corporal-cinestésica;Educação física escolar;Jogo;Corporal-kinetic intelligence;Physical education classes (at school);Game
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Ciência e Movimento
Citação: PICCOLO, Vilma Leni Nista et al. Manifestações da inteligência corporal cinestésica em situação de jogo na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n. 4, p. 25-31, dez. 2004.
Resumo: O presente estudo realizado pelo NEPICC (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inteligência Corporal-Cinestésica) visa interpretar as manifestações desta inteligência em crianças de 8-9 anos, numa situação de jogo coletivo com bola, em três diferentes turmas nas aulas de Educação Física Escolar. Os dados foram obtidos por meio de descrição das aulas, pelos componentes do grupo, com posterior análise a partir de um levantamento das unidades de significado, de uma redução e interpretação das mesmas. Os resultados apontam para o jogo como forte instrumento pedagógico na oportunização de situações-problema, desencadeando respostas variadas pelas crianças, de acordo com seu desenvolvimento pessoal; também apontam para o papel do professor como mediador no processo de busca de situações estimuladoras da inteligência corporal de seu aluno.
Abstract: The present study accomplished by NEPICC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inteligência Corporal-Cinestésica) aims to interpret the manifestations of kinetic intelligence in children of ages 8-9, in a situation of collective ball games in three different groups of Physical Education classes at school. The data was obtained through class descriptions by members of the study group and this descriptions were later compiled and interpreted. The results revealed that the game in an excellent pedagogical instrument to solve possible problems towards the variety of children’s responses according to their personal development; they also revealed that teachers have important role as mediators in the process of looking for responses to the stimulating situations of their students corporal intelligence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62592
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_vlnpiccolo.pdf29,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.