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Tipo: TCC
Título: Análise da percepção dos alunos em relação ao uso de programação computacional nas disciplinas do curso de engenharia química UFC
Autor(es): Rocha, Gabriela de Lima
Orientador: Cartaxo, Samuel Jorge Marques
Palavras-chave: Python;Engenharia Química;Programação na Engenharia;Metodologia de Ensino.
Data do documento: 2021
Citação: ROCHA, Gabriela de Lima. Análise da percepção dos alunos em relação ao uso de programação computacional nas disciplinas do curso de engenharia química UFC. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química)–Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A utilização de atividades envolvendo programação como ferramenta auxiliar na metodologia de ensino é uma prática adotada em algumas disciplinas do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo Bazzo (2015), citado por (LIMA; PEREIRA, 2015), espera-se que o engenheiro do futuro seja um profissional versátil, tendo a ideia de que um diploma está cada vez menos associado à atuação profissional e mais como uma forma de ingresso no mercado profissional. Logo, tendo em vista o aumento da competitividade no mercado para engenheiros somado com o aumento da demanda de engenheiros cada vez mais plurivalentes, que tenham conhecimento de métodos de resolução de problemas de maneira computacional, surgiu o interesse de entender a aceitação e aproveitamento de atividades que envolvem o uso de linguagem de programação pelos alunos e ex-alunos de engenharia química da UFC. Compreender a maneira como os alunos aprendem com esse tipo de atividade envolvendo programação e, também, como eles enxergam uma maneira de torná-la mais atrativa e aproveitável, mesmo quando conduzida de maneira à distância, contribui para entender suas expectativas e, dessa maneira, melhorar a forma como elas são aplicadas. Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar a efetividade do uso atividades utilizando lógica de programação na formação do profissional além de sugerir pontos de aperfeiçoamento no uso dessas práticas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa considerada descritiva com aspectos qualitativos e quantitativos, e instrumento de coleta de dados um formulário. O formulário foi destinado aos 309 alunos matriculados no semestre 2020.2, destes, retornaram, 72 respostas. Diante dos resultados colhidos conclui-se que há uma relação positiva e um aproveitamento por parte dos alunos com o uso dessas atividades. As principais sugestões de melhorias foram: maior de uso de atividades no laboratório e mais aulas com exercício prático a fim de diminuir o déficit entre o que é dado em sala de aula e o que é cobrado em trabalhos.
Abstract: The use of activities involving programming as an auxiliary tool in the teaching methodology is a practice adopted in some disciplines of the Chemical Engineering course at the Federal University of Ceará (UFC). According to Bazzo (2015), cited by cite bazzo, the engineer of the future is expected to be a versatile professional, having the idea that a diploma is less and less associated with professional performance and more as a way of entry into the professional market. Therefore, in view of the increased competitiveness in the market for engineers coupled with the increased demand for increasingly plurivalent engineers, who have knowledge of problem solving methods in a computational way, the interest arose to understand the acceptance and utilization of activities that involve the use of programming language by students and alumni of chemical engineering at UFC. Understanding how students learn from this type of activity involving programming and also how they see a way to make it more attractive and enjoyable, even when conducted remotely, contributes to understanding their expectations and, in this way, improve the way they are applied. Therefore, this work aims to analyze the effectiveness of using activities using programming logic in the training of professionals, in addition to suggesting points for improvement in the use of these practices. For this, a research was developed that is considered descriptive with qualitative and quantitative aspects, and an instrument for data collection is a form. The form was intended for the 309 students enrolled in the 2020.2 semester, 72 of which returned 72 responses. In view of the results obtained, it can be concluded that there is a positive relationship and an improvement on the part of the students with the use of these activities. The main suggestions for improvements were: greater use of activities in the laboratory and more classes with practical exercise in order to reduce the deficit between what is given in the classroom and what is charged in work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62562
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