Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62546
Tipo: TCC
Título: A microbiologia está entre nós: a ubiquidade microbiana vista pelos alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública no município de Fortaleza – Ceará.
Autor(es): Mendes, Patrícia Bruna Leite.
Orientador: Cordeiro, Rossana de Aguiar.
Palavras-chave: Microbiologia;Ubiquidade;Ensino
Data do documento: 2018
Citação: MENDES, Patrícia Bruna Leite. A microbiologia está entre nós: a ubiquidade microbiana vista pelos alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública no município de Fortaleza – Ceará. 2018. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O ensino de Biologia abrange conteúdos muito diversificados, no entanto, grande parte desses conteúdos são repassados aos alunos com uma visão restrita. Esse acesso restrito por parte dos alunos propicia, muitas vezes, a perpetuação de algumas ideias como principais e únicas, o que gera uma série de problemas. Ter apenas visões negativas ou positivas de um determinado assunto, priva o pensamento de análises e perspectivas mais variadas e consequentemente, impede uma reflexão que gere a criticidade. Esse trabalho teve o objetivo mostrar diferentes perspectivas do ensino da microbiologia em uma maneira distinta da que é abordada tradicionalmente no ambiente escolar. Para isso, foi escolhido o tema Microbiologia, enfatizando a ubiquidade microbiana. Aqui, demonstrou-se a presença e a importância dos microrganismos em vários ambientes. O público-alvo foram alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio do município de Fortaleza- CE. Foram utilizados recursos de metodologias ativas, como aula teórico-práticas, aplicação de questionários e elaboração de material informativo. Os resultados obtidos com o emprego destes métodos de ensino foram satisfatórios e atingiram os resultados esperados. Isto permitiu evidenciar que o conteúdo foi compreendido e que os alunos conseguiram integrá-los à outras áreas do ensino, além de perceberem a inserção destes no cotidiano. Somado a isto, em uma visão mais pedagógica, verificou-se também que se conseguiu executar teorias de aprendizagem significativas, bem como metodologias cientificas a fim de promover uma melhor compreensão dos alunos. Assim, concluímos que o trabalho executado agregou conhecimentos sobre a Microbiologia, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente sobre o assunto de ubiquidade microbiana. Desmistificando assim, a ênfase dada apenas na perspectiva de que os microrganismos são “vilões” e encontram-se apenas em locais “sujos”. Contudo, ainda existem muitas informações a serem melhor exploradas, que não foram possíveis de serem trabalhadas apenas na execução deste projeto. Portanto, entendermos que é preciso promover uma busca constante pelo conhecimento e pelas melhores maneiras de compreendê-lo.
Abstract: The teaching of Biology covers very diverse subjects, however, some of these contents are passed to the students with a restricted vision. This restricted access on the part of the students leads to the perpetuation of some ideas as major and unique, which generates a series of problems. As is emphasized in this work, have only positive or negative views of a particular subject, deprives the thought of analyzes and various perspectives and consequently prevents a reflection that generates criticalness. The aim of this study was to show different perspectives of a given content in a different way from what is traditionally addressed in the school environment. For this, the theme was chosen Microbiology, emphasizing microbial ubiquity. Here, it was demonstrated the presence and importance of microorganisms in various environments. The target audience was the students on second year of High School, Fortaleza-CE. Resources of active methodologies were used, such as theoretical-practical classes, application of questionnaires and elaboration of informative material. The results obtained from the use of these teaching methods were satisfactory and achieved the expected results. This allowed to show that the content was understood and that the students were able to integrate them to other areas of teaching, further realizes the insertion in the daily life. Added to this, in a more pedagogical vision it was also verified that it was possible to execute significant learning theory and scientific methodologies in order to promote a better understanding of the students. Thus, we conclude that the work performed aggregated knowledge of microbiology, providing students with a more comprehensive view on the subject of microbial ubiquity. Demystifying thus the emphasis given only in the perspective that microorganisms are "villains" and are only found in "dirty" places. However, there are a lot of information to be explored that has not been possible to work only in the execution of this project. Therefore, we understand that we need to promote a constant search for knowledge and the best ways to understand it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62546
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_pblmendes.pdf839,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.