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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar
Título em inglês: Relationship to knowledge and pedagogically demanded time: narratives from experience within school physical education
Autor(es): Venâncio, Luciana
Palavras-chave: Currículo;Aprendizagem;Mulheres negras;Curriculum;Learning;Black women
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de estudos de cultura
Citação: VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão (SE), v. 5 , n. 14 ,p. 89-102, maio/ago. 2019.
Resumo: Os modos de narrar experiências em contextos educacionais possibilitam compreender as transições entre escolhas e disposições no mundo contemporâneo. O objetivo desta pesquisa é discutir a relação com o saber a partir das narrativas de duas mulheres sobre suas experiências com a educação física escolar. A estratégia metodológica narrativa permitiu às participantes explicitar suas emoções, percepções e questões relacionadas à experiência, sem uma descrição linear do tempo cronológico vivido na escola. Os resultados revelaram o tempo próprio vivido em diferentes realidades, que implicam tanto leituras positivas quanto negativas do currículo da educação física escolar ao longo da vida. Concluímos que a perspectiva narrativa oferece pistas para reconhecer a relação com o saber de cada sujeito. Consideramos que a experiência narrada pelas participantes refere-se ao conjunto de relações com os saberes elaborados além do currículo escolar, mas também a partir da educação física.
Abstract: Narrating experiences from educational contexts have become a way to understand choices and dispositions in the contemporary world. The objective of this research is to discuss the relationship to knowledge from the narratives by two Brazilian women and their experiences from school physical education. The narrative inquiry as methodological strategy allowed the participants to explain their emotions, perceptions and questions related to their experience without describing the chronological time lived in the school linearly. Instead, results revealed one’s own-time lived in different realities, that imply both positive and negative readings towards the school physical education curriculum throughout life. We conclude that the narrative perspective provides clues to recognize each one’s relationship to knowledge. We consider that the experience narrated by the participants refers to the set of relationships to knowledge elaborated beyond the school curriculum but also within physical education. Keywords: Curriculum. Learning. Black women.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62533
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