Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62513
Tipo: | TCC |
Título: | O anabolismo e o catabolismo na espiral da docência: construindo-me docente |
Autor(es): | Paiva, Scarlat |
Orientador: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palavras-chave: | Formação de professores;Narrativas autobiográficas;Estágio supervisionado |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | PAIVA, Scarlat. O anabolismo e o catabolismo na espiral da docência: construindo-me docente. 2018. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho aborda as experiências e vivências do período escolar e universitário de uma futura professora de Biologia por meio das narrativas autobiográficas funcionando como um “escrito da própria vida”. Estas oportunizam os professores a refletir sobre suas experiências e compreendê-las, além de permitir aprendizagens emancipatórias, por meio de sua participação ativa durante o processo autoformativo, pois este se legitima no lugar de sujeito do conhecimento. Através do relato de experiências da vida escolar, escolha da profissão e as vivências no curso, principalmente os Estágios Supervisionados com a parceria das duplas de estágio e com os professores envolvidos neste momento são narradas às influências e situações que evidenciam a decisão por permanecer na Licenciatura. As narrativas das memórias neste sentido fazem com que as palavras possam circular, concedendo a cada um e a todos, o direito de ouvir, de falar e de protagonizar o vivido e a sua reflexão sobre ele. As reflexões acerca das memórias do passado e das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados, que se configura como momento de produção reflexiva de conhecimentos, levaram-me a assumir uma postura de professora reflexiva e de agente em constante mudança, além de permiti-me ressignificar ações, trabalhar a práxis docente e perceber-me em busca por tornar-me uma educadora crítica. |
Abstract: | The present work deals with the experiences and experiences of the school and university period of a future teacher of Biology through autobiographical narratives functioning as a "writing of life itself". These allow teachers to reflect on their experiences and understand them, in addition to allowing emancipatory learning by means of their active participation during the process of self-formation, since it legitimates itself as the subject of knowledge. Through the report of experiences of school life, choice of profession and the experiences in the course, especially Supervised Internships with the partnership of the internships and with the teachers involved at the moment they are narrated to the influences and situations that evidence the decision to remain in the Degree. The narratives of memories in this sense make the words circulate, granting each and every one the right to hear, to speak and to play the life and reflection on him. The reflections about the memories of the past and the experiences lived in the Supervised Stages, which is configured as a moment of reflective production of knowledge, led me to assume a posture of reflective teacher and agent in constant change, besides allowing me to resignify actions, to work the teaching praxis and to perceive me in search of becoming a critical educator. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62513 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_spaiva.pdf | 600,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.