Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorMoura, Santiago Gonçalves Bezerra-
dc.date.accessioned2021-11-26T13:24:19Z-
dc.date.available2021-11-26T13:24:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOURA, Santiago Gonçalves Bezerra. Blended learning no ensino de biologia: a sala de aula invertida como estratégia para o ensino médio. 2018. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62512-
dc.description.abstractThe present work has as its objective analyzing the contributions and consequences of the introduction of the flipped classroom model in a public school located in Maracanaú, Ceará. For a long time the way classes are run in both primary and higher education has been criticized. Traditional theoretical teaching is no longer considered as efficient when it comes to optimizing the teaching-learning process. Indeed educational researchers have considered such methods of transmitting knowledge as antiquated and inefficient. Putting the teacher as the main character and only possessor of knowledge and students as passive subjects exclusively responsible for listening to what the teacher has to say is not sufficient anymore. This passivity from students, the lack of encouragement from home to attending to school and their personal needs from the social condition lived by each student are presented as the main reasons of school evasion during high school. In face of those problems, new teaching methodologies have been discussed, and their benefits have been tested. Among those new approaches in class, flipped classroom stands out, which consists of a hybrid teaching modality that aims to encourage students to study the subject scheduled to a determined class before it is approached by the teacher. Therefore the presential meeting comes as a moment for information exchange, concept deepening and resolution of practical problems, case studies, etc. In order to do that a video was produced and posted on YouTube along with a test to be answered by the students as soon as they finished watching the video. After that there was a presential meeting with students in which Problem Based Learning (PBL) was used as facilitating methodology in the classroom. After this step, there was a presential class and the Problem Based Learning (PBL) was chosen as more effective methodology to be used in classroom. Even though published papers show different results about the flipped classroom real advantages, the lived and described experience in this work present that the use of the previously described methods brings countless benefits. Among the main advantages of the approach it could be pointed greater autonomy in learning development, better relationship between teacher-students and students-students and more efficient content interconnection and meaningfulness, improving apprehension of the theoretical content of the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectNarrativa de Experiênciapt_BR
dc.titleBlended learning no ensino de biologia: a sala de aula invertida como estratégia para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho surge com o objetivo de analisar as contribuições e consequências da introdução do modelo de sala de aula invertida em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Maracanaú, Ceará. Há muito tempo, tem-se criticado a forma como as aulas tanto do ensino básico como do ensino superior são conduzidas. O ensino teórico tradicional não é mais considerado tão eficiente quando se fala em otimização do processo de ensino e aprendizagem. De fato, pesquisadores em educação têm considerado a forma como o conhecimento é transmitido antiquada e ineficaz. Colocar o professor como personagem principal detentor único do conhecimento e os alunos como sujeitos passivos responsáveis exclusivamente por ouvir o que o professor tem a dizer não é mais suficiente. Essa passividade dos alunos somada ao desestímulo dentro de casa para frequentar a escola e as necessidades pessoais devido à realidade social vivida por cada um são apresentados como os principais motivos para a evasão escolar no ensino médio. Diante dessas problemáticas, novas metodologias de ensino têm sido discutidas, e seus benefícios, testados. Dentre essas novas abordagens em sala de aula, destaca-se a sala de aula invertida que consiste em uma modalidade de ensino híbrido que busca incentivar os alunos a estudar o conteúdo programado para uma determinada aula antes da matéria ser abordada pelo professor. Desta forma, o encontro presencial surge como um momento para troca de informações, aprofundamento de conceitos e resolução de problemas práticos, estudo de casos etc. Para tanto, um vídeo foi produzido e postado no YouTube juntamente com um teste para ser respondido logo após a execução do material. Após essa etapa, houve um encontro presencial com os alunos em que se utilizou o Problem Based Learning (PBL) como metodologia facilitadora em sala de aula. Apesar de os artigos publicados apresentarem diferentes resultados acerca dos reais benefícios da sala de aula invertida, a experiência vivida e narrada no presente trabalho demonstra que a utilização do método traz inúmeras vantagens, dentre elas: maior autonomia de aprendizado, melhor interação aluno-aluno e aluno-professor, contextualização e significação do conteúdo mais eficientes, melhorando a apreensão do conteúdo teórico abordado por parte dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_sgbmoura.pdf876,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.