Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Yanne Alves-
dc.contributor.authorVale, Marcus Raimundo-
dc.date.accessioned2021-11-25T17:28:39Z-
dc.date.available2021-11-25T17:28:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERNANDES, Yanne Alves; VALE, Marcus Raimundo. Start: a criação de roteiros teatrais científicos através de um processo colaborativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62489-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleStart: a criação de roteiros teatrais científicos através de um processo colaborativopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Grupo de Teatro Seara se dedica à construção de espetáculos que possam instigar a curiosidade pela ciência e pela tecnologia. O teatro científico é uma ferramenta para o ensino e divulgação da ciência e, a Seara da Ciência sendo um órgão de divulgação científica da UFC concebida com o intuito de aproximar a ciência da sociedade de forma interativa e lúdica, utiliza deste tipo de ferramenta. Tendo isso em vista, este trabalho objetivou descrever como se dá a construção textual de uma das peças montadas na Seara e a importância deste processo para a criação do espetáculo e popularização da ciência. O tema discutido e escolhido foi a importância do desenvolvimento da ciência e tecnologia e suas contribuições para a criação dos videogames. Como atualmente os jovens estão cada vez mais conectados, o videogame é um ótimo meio de se ter a atenção desse público. Um bom roteiro é um elemento preponderante para a criação de um espetáculo, durante o seu desenvolvimento questões como a encenação, os elementos lúdicos, diálogos, personagens, cenário e principalmente como inserir a ciência na cena, foram incansavelmente discutidas. Pois, é durante o processo de desenvolvimento textual, que o grupo apresenta/pesquisa ideias que possam ajudar a melhorar compreensão da ciência e do espetáculo pelo público. O processo durou cerca de dois meses ocorrendo de forma colaborativa e sempre verificando a veracidade das informações. A história mostra uma garota que recebe um pedido de socorro de cientistas que foram presos no mundo dos videogames e precisa libertá-los para que o desenvolvimento da tecnologia não seja comprometido. A estreia da peça ocorreu no X Ciência em Cena, em Salvador, em agosto de 2016. O espetáculo teve recepção muito boa do público que exaltou as interpretações, o tema utilizado na peça e a linguagem mais lúdica. O resultado demonstra a importância da pesquisa para o processo de desenvolvimento do texto da peça, assim como também da interpretação dos personagens.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_yafernandes.pdf44,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.