Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Yara Luiza Freitas | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Amanda Taiane Correia de | - |
dc.contributor.author | Campelo, Mariana Guimarães | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Ricardo Hugo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T17:25:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T17:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yara Luiza Freitas; OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; CAMPELO, Mariana Guimaraes; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Natação: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de adaptação ao meio líquido I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62487 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Natação para crianças | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Natação: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de adaptação ao meio líquido I | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: as atividades em meio líquido geralmente são bastante prazerosas, um exemplo é a natação que quando trabalhada com crianças pode ter como importante aliado o lúdico nas aulas. O lúdico é realizado através de jogos e exercícios que unidos, facilitam e ampliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, construindo uma ponte formando a atividade lúdica, que torna a vivência intensa e com livres expressões. Durante o processo de adaptação ao meio líquido os alunos iniciam os primeiros contatos com a água, é uma fase onde a ludicidade pode ser utilizada em atividades consideradas básicas como locomover-se pela piscina, nos exercícios de flutuação, respiração e propulsão. Objetivo: identificar os benefícios do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em aulas de adaptação ao meio líquido, mostrando como o exercício aliado a brincadeira pode influenciar na saúde e no bem-estar dos alunos praticantes. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura utilizando como base de dados o SciELO, Medline, Periódicos.capes, Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) com os seguintes termos: Lúdico, natação, adaptação ao meio líquido e ensino-aprendizagem no período de 2005 a 2016. Resultados: a brincadeira é algo transformador, prazeroso para as crianças e que incrementada as aulas de natação é um meio para o processo de aprendizagem. Quando o lúdico é usado muitas vezes as crianças não percebem o exercício em si, torna-se uma ferramenta pedagógica diversificada de ensino e também funciona como uma meio de integração professor e aluno, facilitando a forma de comunicar-se com o grupo, possibilitando também o lado afetivo desenvolvendo assim a satisfação pela prática. Conclusão: a natação promove a saúde e qualidade de vida dos praticantes, uma alternativa eficaz no processo de ensino-aprendizagem são as atividades lúdicas que quando incrementadas as aulas facilitam a aprendizagem dos alunos. Sendo assim é dada a importância do lúdico durante as aulas de natação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ylfsilva.pdf | 45,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.