Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Yara Luiza Freitas-
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Taiane Correia de-
dc.contributor.authorCampelo, Mariana Guimarães-
dc.contributor.authorGonzalez, Ricardo Hugo-
dc.date.accessioned2021-11-25T17:25:30Z-
dc.date.available2021-11-25T17:25:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Yara Luiza Freitas; OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; CAMPELO, Mariana Guimaraes; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Natação: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de adaptação ao meio líquido I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62487-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatação para criançaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleNatação: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de adaptação ao meio líquido Ipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: as atividades em meio líquido geralmente são bastante prazerosas, um exemplo é a natação que quando trabalhada com crianças pode ter como importante aliado o lúdico nas aulas. O lúdico é realizado através de jogos e exercícios que unidos, facilitam e ampliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, construindo uma ponte formando a atividade lúdica, que torna a vivência intensa e com livres expressões. Durante o processo de adaptação ao meio líquido os alunos iniciam os primeiros contatos com a água, é uma fase onde a ludicidade pode ser utilizada em atividades consideradas básicas como locomover-se pela piscina, nos exercícios de flutuação, respiração e propulsão. Objetivo: identificar os benefícios do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em aulas de adaptação ao meio líquido, mostrando como o exercício aliado a brincadeira pode influenciar na saúde e no bem-estar dos alunos praticantes. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura utilizando como base de dados o SciELO, Medline, Periódicos.capes, Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) com os seguintes termos: Lúdico, natação, adaptação ao meio líquido e ensino-aprendizagem no período de 2005 a 2016. Resultados: a brincadeira é algo transformador, prazeroso para as crianças e que incrementada as aulas de natação é um meio para o processo de aprendizagem. Quando o lúdico é usado muitas vezes as crianças não percebem o exercício em si, torna-se uma ferramenta pedagógica diversificada de ensino e também funciona como uma meio de integração professor e aluno, facilitando a forma de comunicar-se com o grupo, possibilitando também o lado afetivo desenvolvendo assim a satisfação pela prática. Conclusão: a natação promove a saúde e qualidade de vida dos praticantes, uma alternativa eficaz no processo de ensino-aprendizagem são as atividades lúdicas que quando incrementadas as aulas facilitam a aprendizagem dos alunos. Sendo assim é dada a importância do lúdico durante as aulas de natação.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ylfsilva.pdf45,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.