Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica
Título en inglés: Gymnastics for all: issues about a critical learning experience
Autor : Batista, Mellina Souza
Lopes, Priscila
Patrício, Tamiris Lima
Henrique, Nayana Ribeiro
Furtado, Lorena Nabanete dos Reis
Carbinatto, Michele Viviene
Palabras clave : Extensão Universitária;Ginástica Para Todos;Grupos Universitários;Pedagogia Freiriana;University Extension;Gymnastics for All;University Groups;Freirian Pedagogy
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Corpoconsciência
Citación : BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 01, p. 194-204, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem como objetivo compreender, por meio do olhar dos extensionistas participantes de projetos de extensão em Ginástica Para Todos (GPT), como esta prática corporal tem sido trabalhada no contexto da Extensão Universitária, tomando como base teórica da análise a perspectiva das orientações da Pedagogia Freiriana e do FORPROEX. Os resultados indicaram que os projetos em GPT envolveram três principais temáticas, quais sejam: a. a valorização do indivíduo e do conhecimento prévio, b. questões democráticas de grupo c. a interação social entre os componentes que, por sua vez, se aproximaram das bases analisadas. Concluímos que as extensões em GPT potencializaram a participação ativa dos atores envolvidos e, portanto, contribui para uma formação acadêmica crítica, autônoma e que reconheça o coletivo.
Abstract: The aim of this study was to comprehend how Gymnastics for All (GfA) have been carried out in the university context. This approach was possible throughout the view of the extenders and participants involved in the extension project of GfA, also based on the theoretical perspective of the Freiriana guidelines and FORPROEX. The results presented that the GfA projects were based on three main themes: I) individual appreciation and prior knowledge; II) democratic group issues; III) social interaction among components, which in turn, approached the main themes. We conclued that the GfA extensions enhance the participants’ active envolvement, therefore, contributing to a critical and autonomous academic formation, which recognize the collective.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_msbatista.pdf826,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.