Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica |
Título en inglés: | Gymnastics for all: issues about a critical learning experience |
Autor : | Batista, Mellina Souza Lopes, Priscila Patrício, Tamiris Lima Henrique, Nayana Ribeiro Furtado, Lorena Nabanete dos Reis Carbinatto, Michele Viviene |
Palabras clave : | Extensão Universitária;Ginástica Para Todos;Grupos Universitários;Pedagogia Freiriana;University Extension;Gymnastics for All;University Groups;Freirian Pedagogy |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Corpoconsciência |
Citación : | BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 01, p. 194-204, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo tem como objetivo compreender, por meio do olhar dos extensionistas participantes de projetos de extensão em Ginástica Para Todos (GPT), como esta prática corporal tem sido trabalhada no contexto da Extensão Universitária, tomando como base teórica da análise a perspectiva das orientações da Pedagogia Freiriana e do FORPROEX. Os resultados indicaram que os projetos em GPT envolveram três principais temáticas, quais sejam: a. a valorização do indivíduo e do conhecimento prévio, b. questões democráticas de grupo c. a interação social entre os componentes que, por sua vez, se aproximaram das bases analisadas. Concluímos que as extensões em GPT potencializaram a participação ativa dos atores envolvidos e, portanto, contribui para uma formação acadêmica crítica, autônoma e que reconheça o coletivo. |
Abstract: | The aim of this study was to comprehend how Gymnastics for All (GfA) have been carried out in the university context. This approach was possible throughout the view of the extenders and participants involved in the extension project of GfA, also based on the theoretical perspective of the Freiriana guidelines and FORPROEX. The results presented that the GfA projects were based on three main themes: I) individual appreciation and prior knowledge; II) democratic group issues; III) social interaction among components, which in turn, approached the main themes. We conclued that the GfA extensions enhance the participants’ active envolvement, therefore, contributing to a critical and autonomous academic formation, which recognize the collective. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447 |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_msbatista.pdf | 826,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.