Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447
Type: Artigo de Periódico
Title: Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica
Title in English: Gymnastics for all: issues about a critical learning experience
Authors: Batista, Mellina Souza
Lopes, Priscila
Patrício, Tamiris Lima
Henrique, Nayana Ribeiro
Furtado, Lorena Nabanete dos Reis
Carbinatto, Michele Viviene
Keywords: Extensão Universitária;Ginástica Para Todos;Grupos Universitários;Pedagogia Freiriana;University Extension;Gymnastics for All;University Groups;Freirian Pedagogy
Issue Date: 2020
Publisher: Corpoconsciência
Citation: BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 01, p. 194-204, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo tem como objetivo compreender, por meio do olhar dos extensionistas participantes de projetos de extensão em Ginástica Para Todos (GPT), como esta prática corporal tem sido trabalhada no contexto da Extensão Universitária, tomando como base teórica da análise a perspectiva das orientações da Pedagogia Freiriana e do FORPROEX. Os resultados indicaram que os projetos em GPT envolveram três principais temáticas, quais sejam: a. a valorização do indivíduo e do conhecimento prévio, b. questões democráticas de grupo c. a interação social entre os componentes que, por sua vez, se aproximaram das bases analisadas. Concluímos que as extensões em GPT potencializaram a participação ativa dos atores envolvidos e, portanto, contribui para uma formação acadêmica crítica, autônoma e que reconheça o coletivo.
Abstract: The aim of this study was to comprehend how Gymnastics for All (GfA) have been carried out in the university context. This approach was possible throughout the view of the extenders and participants involved in the extension project of GfA, also based on the theoretical perspective of the Freiriana guidelines and FORPROEX. The results presented that the GfA projects were based on three main themes: I) individual appreciation and prior knowledge; II) democratic group issues; III) social interaction among components, which in turn, approached the main themes. We conclued that the GfA extensions enhance the participants’ active envolvement, therefore, contributing to a critical and autonomous academic formation, which recognize the collective.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62447
Appears in Collections:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_msbatista.pdf826,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.