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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Wiliana Almeida | - |
dc.contributor.author | Souza, Margarida Maria Pimentel de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T19:41:11Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T19:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Wiliana Almeida; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Sinalário: uma rede de consulta escolar e acadêmica (CHOO.2015.PJ0219). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62439 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sinalário | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Inclusão | pt_BR |
dc.title | Sinalário: uma rede de consulta escolar e acadêmica (CHOO.2015.PJ0219) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é fruto do Projeto de extensão intitulado “REDE SURDOS-CE: sinalário escolar” que consiste na elaboração de um website contendo um glossário escolar e acadêmico em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Inicialmente as categorias elaboradas serviam de apoio à disciplina Libras nos cursos de Licenciatura/UFC, passando em seguida a englobar o universo das disciplinas curriculares das escolas. Os referenciais que respaldam são: Stumpf (2003); Quadros e Karnopp (2004), Capovilla (2001) e Matar (2013). O Sinalário encontra-se disponível em: https://redesurdosce.wordpress.com e seu desenvolvimento se dá através de pesquisas de sinais no universo acadêmico e escolar e registros em vídeos que são produzidos pelos bolsistas do projeto, pelos educadores da instituição parceiras e colaboradores voluntários. Tal glossário apresenta ainda sinais próprios do estado Ceará, devido ao regionalismo lexical da Libras, isso reforça a posição da Libras como língua de instrução. Diante da necessidade de uma maior explanação de significados, apresenta-se a descrição de verbetes de forma a somar o conhecimento específico com auxílio de imagens, conceito e escrita de sinais – Signwriting. Assim possibilita pesquisas de sinais já existentes, propõe a criação de novos sinais, consolidando ao final, a partir do resultado desta interação, com a publicação na internet e disponibilização de todo o material produzido. Podemos constatar interesse e aceitação por parte da Comunidade Surda e instituições interessadas em contribuir tanto com o glossário como em divulgar. Destarte, o trabalho está aberto a novas parcerias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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