Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62402
Tipo: TCC
Título: O PET/Biologia: vivências que contribuem para a formação inicial de professores
Autor(es): Lima, Daiane Santos
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Ensino de biologia;Identidade docente;Prática docente
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Daiane Santos. O PET/Biologia: vivências que contribuem para a formação inicial de professores. 2018. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O Programa de Educação Tutorial se apresenta como um incentivo para a formação inicial de professores, presente em diversas instituições de ensino no país. Se destaca por inserir os discentes em experiências não somente na pesquisa e na extensão, mas também no ensino, através de atividades extracurriculares. Nessa perspectiva, foi feito um estudo sobre as contribuições do PET/Biologia na formação de futuros docentes, tendo como sujeitos os graduandos e graduados do curso de Ciências Biológicas da UFC. Para realizar a pesquisa que fundamenta esse trabalho, os sujeitos foram submetidos a entrevistas semiestruturadas e os depoimentos à análise de seu conteúdo. A partir da análise, pode-se inferir que o programa complementa as necessidades oriundas da política de formação de professores, dentro das possibilidades, tendências, perspectivas e diretrizes que regem a construção desse profissional no ambiente em que estão inseridos. A participação de graduandos no programa proporcionam vivências necessárias a formação do futuro educador e na construção de sua identidade docente, através do processo de avaliação e reavaliação de sua prática.
Abstract: The Tutorial Education Program presents itself as an incentive for the initial formation of teachers present in several educational institutions in the country. The program excels in introducing students to experiences not only in research and extension, but also in teaching, through extracurricular activities. From this perspective, a study was carried out on the contributions of PET / Biology to the training of future teachers, taking as subjects subjects undergraduates and graduates of the Biological Sciences course of the UFC. To perform the research that bases this work, the subjects were submitted to semi-structured interviews and the testimonies to the analysis of their content. From the analysis, it can be inferred that the program complements the needs arising from the teacher education policy, within the possibilities, tendencies, perspectives and guidelines that govern the construction of this professional in the environment in which they are inserted. The participation of undergraduates in the program provides experiences necessary for the formation of the future educator and the construction of their teacher identity, through the process of evaluation and reassessment of their practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62402
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_dslima.pdf510,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.