Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62381
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de instrumento de avaliação da empatia para treinadores esportivos
Título em inglês: Development of empathy evaluation of empathy for sports coaches
Autor(es): Viana-Meireles, Livia Gomes
Oliva, Angela Donato
Peixoto, Evandro Morais
Rocha, Christiane Delusia de Oliveira
Vito, Rossana de Vasconcelos Pugliese
Lima, Erica Cindra de
Palavras-chave: Empatia;Psicologia do esporte;Avaliação psicológica;Empathy;Psychology of sport;Psychological evaluation
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
Citação: VIANA-MEIRELES, Livia Gomes et al. Desenvolvimento de instrumento de avaliação da empatia para treinadores esportivos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 2-10, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da empatia em treinadores esportivos, o Questionário de Empatia no Contexto Esportivo (QECE). Ele contém uma cena que envolve a interação entre treinador e atleta e cinco questões, por meio das quais os treinadores expressam sua opinião sobre comportamentos, sentimentos e pensamentos possivelmente sentidos pelos atores da cena. A resposta de cada questão recebe uma pontuação de zero a dez que avalia a empatia dos treinadores. A formulação dos itens baseou-se na literatura especializada e considerou os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais da empatia. Escores mais elevados nos itens indicam maiores níveis de empatia apresentada pelo respondente. A avaliação do constructo através do conjunto de itens foi realizada por juízes independentes que atestaram que os itens são pertinentes e apropriados para medir aquilo que o instrumento se propõe. Foi verificado que instrumento se mostrou adequado para ser usado em diferentes modalidades e permitiu avaliar a postura empática dos treinadores. Este instrumento pode servir de avaliação inicial na coleta de informações, mas deve ser complementado com outros instrumentos de avaliação da empatia.
Abstract: The objective of this study was to report the development of an empathy evaluation instrument in sports coaches, the Sports Context Empathy Questionnaire. It contains a scene that involves the interaction between coach and athlete and five issues, through which coaches express their opinion about behaviors, feelings and thoughts possibly felt by the actors in the scene. The answer to each question gets a score from zero to ten that evaluates the empathy of the coaches. The formulation of the items was based on the specialized literature and considered the cognitive, affective and behavioral components of empathy. Higher scores on the items indicate higher levels of empathy presented by the respondent. The evaluation of the construct through the set of items was performed by independent judges who confirmed that the items are relevant and appropriate to measure what the instrument proposes. It was verified that the instrument was adequate to be used in different modalities and allowed to evaluate the empathic posture of the coaches. This instrument can serve as an initial assessment in the collection of information, but should be complemented with other empathy assessment tools
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62381
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lgvmeirele.pdf347,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.