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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Rumão Batista Nunes de | - |
dc.contributor.author | Deus, Zálya Lidiane Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Gonçalves da | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Roberta Vilarouca da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Gerdane Celene Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-18T13:46:58Z | - |
dc.date.available | 2013-10-18T13:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, R. B. N. et al. Health education in adherence to treatment for diabetic patients. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 2, n. 3, p. 33-39, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-7234 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6237 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVO: The objective was to assess the knowledge of patients with diabetes mellitu s type 2 (DM2) before and after educational interventions. METODOLOGIA: This is a prospective intervention study with 87 patients enrolled in the program HIPERDIA. Data were collected between August and October 2011, using a questionnaire and semistructure d questionnaire before and after the educational interventions to assess their knowledge about DM2. RESULTADOS: Of the sample 67.8% were women, 45.3% were aged between 51 and 68 years, 73.6% had incomes of up to two minimum wages and 63.2% have finished el ementary school. Regarding knowledge before the intervention 80.0% had little to good level of knowledge, while in the post - test most had from good to more than good knowledge, with 29%, 4% and 58.8%, respectively. CONCLUSÃO: It is concluded that health ed ucation is an instrument in the construction of knowledge focused on adherence to treatment and a simple means to increase the quality of life. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Enfermagem da UFPI | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus tipo 2 | pt_BR |
dc.title | Health education in adherence to treatment for diabetic patients | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | OBJETIVO: Objetivou - se av aliar o conhecimento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) antes e após intervenções educativas. METODOLOGIA: Trata - se de estudo prospectivo e de intervenção, com 87 pacientes cadastrados no programa HPERDIA. RESULTADOS: Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2011, utilizando - se formulário semiestruturado e questionário antes e após as intervenções educativas para avaliar o conhecimento destes acerca do DM2. Da amostra 67,8% eram mulheres, 45,3% tinham idade entre 51 e 68 anos, 73,6% p ossuíam renda de até dois salários mínimos e 63,2% cursaram o ensino fundamental. Quanto ao conhecimento, antes da intervenção 80,0% tinham de pouco a bom nível, enquanto no pós - teste a maioria teve um conhecimento de bom a mais que bom, com 29%, 4% e 58,8 %, respectivamente. CONCLUSÃO: Conclui - se que a educação em saúde é um instrumento na construção de saberes voltados à adesão ao tratamento e um meio simples para o aumento da qualidade de vida | pt_BR |
dc.description.abstract-es | OBJETIVO: El objetivo fue evaluar el conocimiento de los pacientes con diabetes mellitus tipo 2 (DM2) antes y después de las intervenciones educativas. METODOLOGIA: Se trata de un estudio de intervención prospectivo con 87 p acientes inscritos en el programa de HPERDIA. Los datos fueron recogidos entre agosto y octubre de 2011, mediante un cuestionario y un cuestionario semi - estructurado antes y después de las intervenciones educativas para evaluar sus conocimientos acerca de la DM2. RESULTADOS: De la muestra un 67,8% eran mujeres, el 45,3% tenían entre 51 y 68 años, el 73,6% tenían ingresos de hasta dos salarios mínimos y el 63,2% han terminado la escuela primaria. En cuanto a los conocimientos antes de la intervención el 80,0 % tenía poco que buen nivel, mientras que el post - test la mayoría tenían un buen conocimiento del bien, la mayoría con un 29%, 4% y 58,8%, respectivamente. CONCLUSÃO: Se concluye que la educación sanitaria es un instrumento en la construcción del conocimie nto centrado en la adherencia al tratamiento y una forma sencilla de aumentar la calidad de vida | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_art_arvsilva.htm | 27,13 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
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