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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDarido, Suraya Cristina-
dc.contributor.authorFerreira, L. A.-
dc.contributor.authorGalvão, Zenaide-
dc.contributor.authorPontes, G. H.-
dc.contributor.authorRamos, G. N. S.-
dc.contributor.authorRangel, I. C. A-
dc.contributor.authorRodrigues, L. H.-
dc.contributor.authorSanches Neto, L.-
dc.contributor.authorSilva, E. V. M.-
dc.date.accessioned2021-11-23T14:58:09Z-
dc.date.available2021-11-23T14:58:09Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationDARIDO, S. C. et al. Resenha do livro a Prática Educativa de Antoni Zabala. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-205, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62375-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira Ciências do Esportept_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEducação física escolapt_BR
dc.titleResenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabalapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrs investigações que os membros do LETPEF vêm realizando têm referenciado algumas obras utilizadas na elaboração de documentos oficiais para o sistema educacional brasileiro, como os PCNs, as DCNs e os RCNs. Nesse sentido, trabalhos como os de César Coll e Antoni Zabala foram revisados criticamente, a fim de aprofundar estudos sobre a compreensão do papel da Educação Física no contexto escolar. A resenha apresentada reporta alguns pontos de uma dessas obras, de acordo com pressupostos norteadores do LETPEF, como o ensino reflexivo, a preocupação com a cidadania, e a contextualização da Educação Física. Quanto aos capítulos analisados, sua seqüência pode ser apreendida mais adequadamente se considerarmos que foram textos avulsos sobre temas da prática docente. Acerca das críticas em relação às dimensões do conteúdo, pensamos que sua principal contribuição pode ser uma tentativa de superação da exclusividade procedimental nas aulas de Educação Física. Nessa área, a superação do tratamento isolado da dimensão procedimental constitui um desafio para a intervenção docente, e também para a integração dos componentes curriculares.pt_BR
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