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Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento neuromotor de crianças com necessidades especiais de saúde
Autor(es): Oliveira, Natália Rodrigues
Orientador: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil;Enfermagem;Promoção da Saúde;Criança
Data do documento: 28-Ago-2021
Citação: OLIVEIRA, N. R. Desenvolvimento neuromotor de crianças com necessidades especiais de saúde. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62343. Acesso em: 22/11/2021.
Resumo: OLIVEIRA, Natália Rodrigues. Desenvolvimento neuromotor de crianças com necessidades especiais de saúde. 2020. 138f Tese [Doutorado em Enfermagem]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor é uma estratégia de promoção da saúde que visa identificar o mais precocemente possível alterações e riscos para atraso no desenvolvimento infantil, objetivando minimizar desfechos negativos e potencializar habilidades motoras. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com risco para atraso no desenvolvimento e/ou com necessidades especiais de saúde. Estudo quantitativo, transversal realizado num Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce em Fortaleza-CE, com coleta de dados de junho/2018 a janeiro/2019. Amostra constou de 65 pais/principais responsáveis e 65 crianças. Foi elegível a criança que estava em acompanhamento periódico na instituição com idade entre 2 meses e 16 dias e 12 meses e 15 dias com risco para alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, independente da idade gestacional, peso ao nascimento, má formação congênita ou patologias. Excluíram-se àquelas que o quadro clínico não possibilitasse a avaliação, como infecções graves, estados febris, uso de sedativos, momento pós-ictal, impossibilitadas de estimulação tátil pelo risco de convulsão. Foram aplicados dois instrumentos: o Harris Infant Neuromotor Test - HINT - versão brasileira, formulário de identificação. A aplicação do HINT ocorreu durante as consultas de enfermagem, consulta médica ou sessões de estimulação. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob número de parecer: 2.704.873. As crianças, na maioria (40) tinham idade cronológica superior a 7 meses e 16 dias; (23), idade corrigida menor que 7 meses e 16 dias, nascidas pré-termo, sexo masculino. Os fatores de risco mais prevalentes foram internamento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, uso de oxigênio, Síndrome do Desconforto Respiratório, baixo peso; já os maternos foram idade avançada, hemorragia, infecção. Quanto à classificação do desenvolvimento das crianças teve-se: Anormal (43,1%), Normal (30,8%), Avançado (16,9%), Suspeito (9,2%). Diagnóstico mais prevalente foi prematuridade 47 (72%) e 22(46%) dos bebês prematuros apresentaram classificação anormal pelo HINT. Ao se comparar os escores finais do HINT com variáveis maternas e perinatais, não se identificou diferença estatística, exceto para Apgar 1º minuto (p<0,034). Na associação entre as variáveis maternas e perinatais e a classificação do desenvolvimento neuropsicomotor houve diferença com anormalidade cromossômica, limitação auditiva, limitação visual. Os fatores de risco que apresentaram significância estatística com o escore final do HINT foram convulsões, hidrocefalia, limitação visual, hemorragia intraventricular, uso de ventilador. A percepção dos pais/principal responsável sobre a criança, mostrou que 46,2% a sentiu branda e aconchegante; 44,6% achava que se movimentava bem, mas estava preocupada; 44,6% que o filho estava um pouco atrasado para a idade. Todas as quatro perguntas sobre a percepção dos pais quando associadas à classificação pelo HINT apresentou p<0,05 (Razão de verossimilhança). Conclui-se que o uso do HINT permitiu classificar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças estudadas, mostrou relevância na ênfase da percepção dos pais favorecendo ações centradas na família, que contribuirão para a promoção da saúde da criança impactando na diminuição da morbimortalidade infantil. Além disso, mostrou que o HINT pode ser usado no cuidado à crianças com necessidades especiais de saúde.
Abstract: OLIVEIRA, Natália Rodrigues. Neuromotor development of children with special health needs. 2020. 138f Thesis [Doctorate in Nursing]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Assessment of the neuropsychomotor development is a health promotion strategy that aims to identify as early as possible changes and risks for child development delay, aiming at minimizing negative incomes and enhancing motor skills. The aim was to evaluate neuropsychomotor development of children with risk of delay in development and/or with special health care needs. Quantitative study, descriptive cross-sectional type performed in a treatment and early stimulation center in Fortaleza/CE, with data collect from June/2018 to January/2019. Sample consisted of 65 parents/principal caregivers and 65 children. It was eligible the child that was in periodic follow-up in the institution with age between 2 months and 16 days and 12 months and 15 days with risk for alteration in neuropsychomotor development, independently of gestational age, birth weight, congenital malformation and pathologies. It was excluded those that clinical condition couldn’t allow the evaluation, as grave infections, feverish conditions, use of sedatives, post-ictal moment, unable to tactile stimulation due to risk of seizure. Two instruments were applied: Harris Infant Neuromotor Test – HINT – Brazilian version, identification form. HINT application occurred during nursing consultation, medical consultation and stimulation sessions. Study approved by the Ethics and Research Committee of Federal University of Ceará under report number: 2.704.873. Most of the children (40) had chronological age above 7 months and 16 days; (23) had corrected age less than 7 months and 16 days, premature, male gender. The most prevalent risk factors were hospitalization in Neonatal Intensive Care Unit, use of oxygen, Respiratory Discomfort Syndrome, low weight; whereas the maternal ones were advanced age, hemorrhage and infection. Regarding the development classification of children: Abnormal (43.1%), Normal (30.8%), Advanced (16.9%), Suspicious (9.2%). The most prevalent diagnosis was prematurity 47 (72%) and 22 (46%) of premature babies presented abnormal classification by HINT. When final HINT scores were compared with maternal and perinatal variables, no difference was identified, except for Apgar 1º minute (p<0,034). In the association between maternal and perinatal variables and neuropsychomotor development classification, there was difference with chromosomal abnormality, auditory limitation, visual limitation. Risk factors that presented statistical significance with the final HINT score were seizures, hydrocephaly, visual limitation, intraventricular hemorrhage, use of ventilator. Perception of parents/principal caregivers about the child showed that 46.2% felt soft and cozy, 44.6% thought that they moved well, but was concerned; 44.6% that the child was slightly late for the age. All four questions about parent perception when associated to HINT classification showed p<0.05 (Likelihood ratio). It is concluded that the use of HINT allowed to classify the neuropsychomotor development of the children studied, showed relevance with emphasis on parent perception supporting actions centered in family which will contribute to child health promotion, having an impact on the infant morbidity and mortality decreasing them. Moreover, it was shown that HINT can be used on the care of children with special health care needs.
Resumen: OLIVEIRA, Natália Rodrigues. Desarrollo neuromotor de niños con necesidades especiales de salud. 2020. 138f Tese [Doutorado em Enfermagem]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. La evaluación del desarrollo neuropsicomotor es una estrategia de promoción de la salud que tiene como objetivo identificar los cambios y los riesgos del desarrollo infantil retrasado lo antes posible, con el objetivo de minimizar los resultados negativos y mejorar las habilidades motoras. El objetivo fue evaluar el desarrollo neuropsicomotor de niños en riesgo de retraso en el desarrollo y / o con necesidades especiales de salud. Estudio cuantitativo, transversal realizado en un Centro de Tratamiento y Estimulación Temprana en Fortaleza-CE, con recolección de datos de junio / 2018 a enero / 2019. La muestra estuvo formada por 65 padres / tutores y 65 niños. El niño que fue monitoreado regularmente en la institución con edades entre 2 meses y 16 días y 12 meses y 15 días estaba en riesgo de cambios en el desarrollo neuropsicomotor, independientemente de la edad gestacional, peso al nacer, malformaciones congénitas o patologías. Se excluyeron aquellos que no permitieron evaluar el cuadro clínico, como infecciones severas, estados febriles, uso de sedantes, momento post-ictal, que no pudieron ser utilizados para estimulación táctil por riesgo de convulsiones. Se aplicaron dos instrumentos: el Harris Infant Neuromotor Test - HINT - versión brasileña, formulario de identificación. La aplicación de HINT se produjo durante las consultas de enfermería, consultas médicas o sesiones de estimulación. Investigación aprobada por el Comité de Ética e Investigaciones de la Universidad Federal de Ceará con número de dictamen: 2,704,873. La mayoría de los niños (40) tenían cronológicamente más de 7 meses y 16 días; (23), edad corregida menor de 7 meses y 16 días, prematuro, varón. Los factores de riesgo más prevalentes fueron ingreso a la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales, uso de oxígeno, síndrome de malestar respiratorio, bajo peso; las madres, en cambio, eran vejez, hemorragia, infección. En cuanto a la clasificación del desarrollo infantil, tenemos: Anormal (43,1%), Normal (30,8%), Avanzado (16,9%), Sospechoso (9,2%). El diagnóstico más prevalente fue la prematuridad 47 (72%) y 22 (46%) de los prematuros presentaron clasificación anormal por HINT. Cuando se compararon las puntuaciones finales de HINT con las variables maternas y perinatales, no se identificaron diferencias, excepto para el primer minuto de Apgar (p <0,034). En la asociación entre las variables maternas y perinatales y la clasificación del desarrollo neuropsicomotor, hubo diferencia con anomalía cromosómica, limitación auditiva, limitación visual. Los factores de riesgo que presentaron significación estadística con la puntuación final de HINT fueron convulsiones, hidrocefalia, limitación visual, hemorragia intraventricular, uso de ventilador. La percepción de los padres / cuidadores principales sobre el niño mostró que el 46,2% se sentía suave y acogedor, el 44,6% pensaba que se movía bien, pero estaba preocupado; 44,6% que el niño llegó un poco tarde para la edad. Las cuatro preguntas sobre la percepción de los padres cuando se asociaron a la clasificación HINT mostraron p <0.05 (razón de verosimilitud). Se concluye que el uso de HINT permitió clasificar el desarrollo neuropsicomotor de los niños estudiados, mostró relevancia con énfasis en la percepción de los padres apoyando acciones centradas en la familia que contribuirán a la promoción de la salud infantil, teniendo impacto en la morbilidad y mortalidad infantil disminuyéndolas . Además, se demostró que HINT se puede utilizar en el cuidado de niños con necesidades especiales de salud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62343
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