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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Vielceketlin Franco-
dc.contributor.authorNascimento, Thamires Souza do-
dc.contributor.authorRebouças, Rebeca Nogueira-
dc.contributor.authorBezerra, Karine de Castro-
dc.contributor.authorVasconcelos, Camila Teixeira Moreira-
dc.date.accessioned2021-11-22T18:22:59Z-
dc.date.available2021-11-22T18:22:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIANA, Vielceketlin Franco; NASCIMENTO, Thamires Souza do; REBOUÇAS, Rebeca Nogueira; BEZERRA, Karine de Castro; VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira. Promoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62336-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssoalho pélvico - Doenças - Prevençãopt_BR
dc.subjectAssoalho pélvico - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectGestantes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titlePromoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvicopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: As Disfunções do Assoalho Pélvico (DAPs) ocorrem quando os músculos pélvicos enfraquecem ou estão lesionados ocasionando a perda total ou parcial de sua função. As DAPs possuem grande ligação com a gravidez e puerpério, sendo necessária a existência de estratégias educativas que sensibilizem para essas temáticas. OBJETIVO: Descrever uma intervenção educativa com grávidas e puérperas sobre DAPs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre uma intervenção educativa realizada por acadêmicas de enfermagem no alojamento conjunto de um hospital terciário público e de uma maternidade escola de Fortaleza. A intervenção foi composta de duas fases: entrevista individual e jogo educativo no estilo perguntas e respostas. Na entrevista buscou-se identificar a presença de fatores de risco para DAPs. Na segunda fase, cada participante recebeu uma placa com um lado verde (verdadeiro) e um lado vermelho (falso). À medida que as perguntas eram feitas, as participantes mostravam o lado da placa correspondente à sua resposta. Foram respeitados os aspectos éticos, o trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa sob protocolo 751.351. PARCERIA/FINANCIAMENTO: Ausente. RESULTADOS: Participaram na intervenção 76 mulheres. Foram 10 perguntas que abordava os temas: incontinências urinária e fecal, constipação e prolapso de órgão pélvicos. Percebeu-se que as mulheres desconheciam a relação existente entre DAP e gravidez, bem como, também achavam que as DAPs eram comuns do envelhecimento. Na fase dois, foram desconstruídos conhecimentos errôneos e construídos novos, sobre: sinais e sintomas, tratamento e locais de atendimento. CONCLUSÂO: A atividade de Educação em Saúde é uma experiência transformadora e essencial para a informação sobre DAPs e, também, para a desconstrução dos mitos existentes. Com a atividade percebe-se a necessidade de mais atividades educativas sobre o tema com grávidas e puérperas pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.pt_BR
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