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Tipo: Dissertação
Título: Identificação dos fatores relevantes na decisão da alocação dos recursos econômicos de um órgão de trânsito visando um trânsito seguro
Autor(es): Machado, Marcos Aurélio
Orientador: Marques, Érico Veras
Palavras-chave: Trânsito;Impostos;Delphi (Programa de computador);Multas
Data do documento: 2008
Citação: MACHADO, M. A. Identificação dos fatores relevantes na decisão da alocação dos recursos econômicos de um órgão de trânsito visando um trânsito seguro. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: O “trânsito” tem sido incorporado ao cotidiano da vida das pessoas, de forma silenciosa e rápida. Conhecer melhor essa nova realidade é o primeiro passo para a mudança de atitude das pessoas com relação ao trânsito no Brasil. A municipalização do trânsito no Brasil a partir do final da década de 1990, transformou o Município em um importante agente social no cenário contemporâneo da educação no trânsito. A expansão das receitas dos Órgãos Executivos de Trânsito coloca em pauta novos desafios de atuação do Município, exigindo maior profissionalismo na aplicação dos recursos arrecadados, num contexto social que espera que os Municípios, produzam e transpareçam resultados efetivos de suas ações. Diante desta realidade, a possibilidade de se identificar os fatores capazes de traduzir a complexa problemática de aplicação dos recursos arrecadados dos Órgãos Executivos de Trânsito, não é uma tarefa simples. A maioria das iniciativas para isso acaba falhando, principalmente pela multiplicidade de aspectos a serem considerados na abordagem do problema, muitas vezes são omitidos ou desprezados os aspectos que deveriam ser contemplados, resultando em simplificações que acabam por produzir estruturas de avaliação incapazes de representar a realidade do processo. O presente estudo propõe-se a identificar os fatores relevantes na tomada de decisão para aplicação dos recursos arrecadados com multas de trânsito, a partir das visões dos diversos especialistas de trânsito e dos Gestores de Órgãos Executivos de Trânsito das capitais brasileiras. A identificação desses fatores foi possível a partir da utilização da Técnica Delphi, a qual foi realizada através de 7 rodadas de entrevistas com 12 especialistas e aplicação de um questionário junto aos gestores de 10 das maiores capitais do pais. O produto final da pesquisa foi a construção da estrutura hierárquica desses fatores e suas respectivas dimensões.
Abstract: The “traffic” has been added to daily people’s life, silently and quickly. Knowing better this new reality is the first step for the change in people’s attitude before traffic in Brazil. The integrate of the Brazilian cities into the National Traffic System (NTS) since the end of 90´s transformed the Cities in an important social agent at contemporaneous scenery of traffic’s education. The spread of Traffic Executive Organs´ revenues put in discussion the new challenges of Cities action, requiring more professionalism in application of the collected means, in a social context which requires the Cities to produce and show the effective results of their actions. In front of this reality, the possibility of identify the factors capable of traduce this complex problematic of collected means application by Traffic Executive Organs is not a simple task. The majority of initiatives for it just fail, mainly by multiplicity of aspects that must be considered in problem’s treatment; usually the aspects which should be considered are omitted or despised resulting in simplifications which produce test structures incapable of represent the process reality. The present research intends to identify the relevant factors on decision making for the application of the collected means with traffic bills, second to sort of specialists visions and Traffic Executive Organs from Brazilian capitals. The identification of these factors was possible from the use of the Delphi Technique, which was carried through into 7 rounds of interviews with 12 specialists and application of a questionnaire next to the managers of 10 of the biggest capitals of the country. The final result of the research was the construction of the hierarchic structure of these factors and its respectives dimensions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62325
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