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Tipo: Dissertação
Título: Controladoria em emissora de televisão de médio porte e gestão familiar: estudo de caso
Autor(es): Lima, Ernandes Ferreira
Orientador: Peter, Maria da Glória Arrais
Palavras-chave: Controladoria;Sistemas de informações
Data do documento: 2008
Citação: LIMA, E. F. Controladoria em emissora de televisão de médio porte e gestão familiar: estudo de caso. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: O crescente aumento da competitividade verificado no cenário econômico nacional e as constantes mudanças no ambiente organizacional fazem com que as empresas procurem desenvolver instrumentos que auxiliem a tomada de decisão, visando a manter ou mesmo aumentar sua participação no mercado. Este trabalho propõe diretrizes para implantação de um modelo de Controladoria que possa dar suporte ao processo da gestão em empresas de televisão de médio porte e gestão familiar. Para esta finalidade, o trabalho ressalta a importância da Controladoria, que detém papel fundamental como condutora do processo de planejamento, organização, controle, comunicação e motivação que converge para o sistema de informações gerenciais. A metodologia da pesquisa adotada compreendeu uma abordagem qualitativa e sua aplicação consubstanciou-se em um estudo exploratório em empresa de televisão de médio porte com administração familiar. Após a descrição dos principais pontos que permeiam a gestão da empresa objeto do estudo de caso, como histórico, produtos, estrutura, recursos, controles internos e sistemas de informações, foi possível tecer considerações acerca das possíveis contribuições que uma Controladoria poderia trazer, notadamente para todas as áreas da empresa, atentando-se para o modelo da gestão, processo decisório e sistemas de informações. Deste modo, o presente trabalho oferece diretrizes para implantação de uma área de controladoria em empresas de televisão de médio porte e gestão familiar, para adoção de controles da gestão, capazes de oferecer informações relativas ao desempenho da organização como pressuposto de sua continuidade.
Abstract: The increasing competition at national level among economic actors and the continuous process of organizational change are leading companies to search new managerial tools that can allow best practices in decision making process, supporting an upgrading of their market share. This research aims to analyze current practices and develop a model for best management practices in middle size broadcasting firms. This research shows the increasing importance of the controller’s department, which is placed at the core of the decision making processes, with increasing importance concerning regards to planning, organization, control, communication and motivation, supporting the managerial information system. The research is based on a qualitative methodology with an exploratory approach, through the development of a case study in a middle size broadcasting firm. After the describing and analyzing the main management areas and processes in the firm(i.e. history, products, organizational structure, resources, internal controls mechanisms and information systems) it was possible to evaluate which contributions a controller department would be able to bring to the whole managerial system in the firm. In this way, the present research put forwards a controller model to be implemented in middle size broadcasting firms with familiar management, able to furnish information regarding its performance as a requirement of its continuity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62319
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