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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação física escolar e multiculturalismo: possibilidades pedagógicas
Título em inglês: School physical education and multiculturalism
Autor(es): Rangel, Irene Conceição Andrade
Silva, Eduardo Vinícius Mota
Sanches Neto, Luiz
Darido, Suraya Cristina
Iório, Laércio Schwantes
Matthiesen, Sara Quenzer
Galvão, Zenaide
Rodrigues, Luiz Henrique
Lorenzetto, Luiz Alberto
Carreiro, Eduardo Augusto
Venâncio, Luciana
Monteiro, Alessandra Andrea
Palavras-chave: Educação física;Multiculturalismo;Preconceito;Physical education;Cultural diversity;Prejudice
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Motriz: Revista de Educação Física
Citação: RANGEL, Irene Conceição Andrade et al. Educação física escolar e multiculturalismo: possibilidades pedagógicas. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 156-167, 2008.
Resumo: A escola e a Educação Física sempre tiveram dificuldades em lidar e abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças. Nosso artigo, de caráter teórico, tem como objetivo analisar as interfaces entre a Educação Física escolar e o multiculturalismo, apresentando algumas sugestões de intervenção para o ensino básico. Realizamos uma revisão teórica sobre o assunto, que buscou refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem. Para a mudança deste quadro sugerimos: não encarar a problemática das discriminações e dos preconceitos de forma superficial, mas sim destacar o conteúdo discriminador e estimular a reflexão sobre ele, sem esquecer a especificidade do componente curricular; valorizar as diferentes manifestações culturais espontâneas e propor situações em que as diferentes culturas se mostrem e sejam problematizadas; utilizar o princípio da inclusão; refletir sobre sua própria ação; escolher e contextualizar os conteúdos de forma diversificada; avaliar as atitudes dos alunos com relação ao respeito às diferenças; propor projetos interdisciplinares que diminuam as práticas discriminatórias, levando em consideração a realidade cultural da escola.
Abstract: : School and Physical Education have always had difficulty to deal and to spread the manifestation of the differences and to give value to it. The aim of this work is to analyze the interfaces between school Physical Education and multiculturalism, presenting some intervention suggestions for the primary education. A bibliographic review was conducted on the issue searching an understanding on the pedagogic practice of the Physical Education professional, pointing some possible approaches. In order to change such pattern it was suggested the following: not to face the discrimination and prejudice superficially, but instead, to highlight the discriminating issue and to encourage reflection on it, not forgetting the curricular content; to value the different spontaneous cultural manifestations and to propose situations in which different cultures are shown and challenged; to use the inclusion principle; to reflect about the own action; to choose and to contextualize the contents in a diversified way; to evaluate the students attitude towards the difference respect; to propose interdisciplinary projects to reduce the discrimination practices, considering the cultural reality of the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62290
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