Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62231
Tipo: Resumo
Título: A importância de materiais educativos na prevenção de DORTS
Autor(es): Nazareno, Thamiris Silva
Lima, Karina Soriano
Collares, Patrícia Moreira
Venâncio, Lidiany da Silva
Lima, Iásly Costa
Andrade, Rodrigo Fragoso de
Palavras-chave: Lesões por esforços repetitivos - Prevenção;Educação em saúde;Saúde do trabalhador;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NAZARENO, Thamiris Silva; LIMA, Karina Soriano; COLLARES, Patrícia Moreira; VENÂNCIO, Lidiany da Silva; LIMA, Iásly Costa; ANDRADE, Rodrigo Fragoso de. A importância de materiais educativos na prevenção de DORTS. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: A educação é parte importante para o processo de saúde da população, fazendo com que, estes, sejam parte ativa desse processo. Um material educativo tem por finalidade ser o ponto de partida para discussões relacionadas à saúde. OBJETIVO: Desenvolver um material instrucional em saúde a partir de uma revisão integrativa nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão integrativa, no período de setembro de 2016 no google acadêmico e na base de dados Bireme, com os seguintes descritores: Materiais Educativos e de Divulgação; saúde do trabalhador. Foram encontrados 5 artigos disponíveis na íntegra, em português, entre 2005 e 2015. Os critérios de exclusão foram artigos que não tivessem relacionados com o tema e artigos repetidos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os artigos encontrados tinham como temas principais a elaboração de materiais educativos e promoção da saúde no trabalho. Foi observado que a criação de materiais educativos facilita a orientação para a população-alvo, além de fazer os indivíduos compreenderem o processo saúde-doença. Isso leva a participação dos trabalhadores, servindo como uma estratégia efetiva em saúde. Contribuindo assim, para a prevenção de doenças e do absenteísmo no trabalho. Como problemas, esses materiais, por abordarem apenas a doença e/ou acidentes ocupacionais, acaba se voltando para o modelo biomédico. CONCLUSÃO: Esses materiais educativos são importantes para que os trabalhadores entendam hábitos mais adequados e façam parte da transformação na saúde. Porém deve-se focar no bem-estar bio-psico-social e não em um modelo cartesiano.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62231
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tsnazareno.pdf45,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.