Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorSampaio, Thyara Costa Praciano-
dc.date.accessioned2021-11-18T17:25:56Z-
dc.date.available2021-11-18T17:25:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Thyara Costa Praciano. A arte mimetiza a vida: percursos, pareceres e perspectivas na formação do “ser-biólogo”. 2017. 199 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62220-
dc.description.abstractUnder a critical view and weaving evolutive and ecological metaphors, I analyzed the conditions and strategies that made my way as a bachelor and an animal in biology at Federal University of Ceará, during six years. Living the modern anguish caused by the fragmentation of thought and depreciation of practice rather than theory, I found that the execution of the study program goes against the legal mindset relative to the biologist formation, not complying with external internship agreements and focusing on postgraduate programs. Experiences in transdisciplinarity as permaculture and art, allowed my survival in the university and enabled perspectives of autonomy of the “biologist-being” in relation to the oppressive structures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectCurrículo ocultopt_BR
dc.titleA arte mimetiza a vida: percursos, pareceres e perspectivas na formação do “ser-biólogo”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrSob olhar crítico e tecendo metáforas ecológicas e evolutivas, analisei os recursos, as condições e as estratégias adaptativas que perfizeram meu percurso de animal bióloga durante os seis anos de bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Vivendo a angústia moderna causada pela fragmentação do pensamento e pela desvalorização da prática em detrimento da teoria, constatei que a execução do currículo vai de encontro aos pareceres legais relativos à formação profissional, descumprindo acordos de estágios externos e direcionando o aluno para a pós-graduação. Experiências de transdisciplinaridade como a permacultura e a arte, permitiram minha sobrevivência no curso e possibilitaram perspectivas de autonomia do “ser-biólogo” em relação às estruturas opressoras.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_tcpsampaio.pdf9,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.