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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalvadeo Junior, Carlos André-
dc.contributor.authorOliveira, Naiara Pizzol de-
dc.contributor.authorAssumpção, Claudio de Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Thiago Mattos Frota de-
dc.contributor.authorUrtado, Christiano Bertoldo-
dc.date.accessioned2021-11-18T16:29:18Z-
dc.date.available2021-11-18T16:29:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSALVADEO JUNIOR, Carlos André et al. Incidência de sobrepeso em crianças de escola pública e particular. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 6, n. 31, p. 75-81, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62214-
dc.description.abstractncidence of overweight in children public and private schoolsDue to the low level of physical activity and high consumption of processed foods and calories, the number of obese children is increasing. We emphasize that obesity is the increase of adipose tissue in the body and is strongly tied to hormones. In school is where the student beginning to have major stimulus for better nutrition practices, physical activities and orientation for parents. The aim of this study was to compare the level of incidence of overweight among students in public and private schools in different cities. 49 public school students and 28 private school students participated of this study. Were evaluated the skin folds, height, weight and body mass index through the 50th percentile. The study was conducted in association with use of chi-square considering the significance level of 5%. All data were processed in SPSS 13.0. There was no significant difference between students in the classifications: eutrophic (private = 53.6%, public = 51%), risk for overweight (private = 10.7%, public = 10.2%), overweight (private = 10.7 %, public = 8.2%) and underweight (private = 25%, public = 30.6%). For changes happen everyone must participate,parents, teachers and school one depending another with stimulus of healthy eating and physical activity practices guided by a physical education teacher. Can conclude that in this study, social status was not determinant to cause differences in the body classification between the students of public and private schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercíciopt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectObesitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectPhysical Activitypt_BR
dc.titleIncidência de sobrepeso em crianças de escola pública e particularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm virtude do baixo nível de atividade física e do elevado consumo de alimentos industrializados e hipercalóricos, o número de crianças obesas vem crescendo cada vez mais. Podemos destacar que obesidade é o aumento do tecido adiposo no organismo e está altamente ligada ao hormônios. No âmbito escolar é onde o aluno começa a ter grandes estímulos para uma melhor alimentação, práticas de atividades físicas e orientação para os pais. O objetivo do presente estudo foi comparar o nível de incidência de sobrepeso entre estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes municípios. Foram avaliadas as dobras cutâneas, estatura, peso e índice de massa corporal por meio do percentil 50. A amostra foi de 49 alunos do ensino publico e 28 alunos do ensino particular. Foi realizado estudo de associação com uso do teste de Qui-quadrado considerando-se o nível de significância de 5%, os dados foram processados com auxilio do SPSS 13.0 e observou-se que não houve diferença significativa entres os alunos de ambas as salas ficando 53,6% de crianças eutróficas do ensino particular, no público foi de 51%, o risco para sobrepeso foi no ensino particular de 10,7% e no publico foi de 10,2%, o sobrepeso foi de 10,7% na escola particular e 8,2% na publica, sendo que, o baixo peso prevaleceu na escola publica com 30,6% enquanto na instituição particular esse numero foi de 25%. Para que mudanças aconteçam todos devem participar, pais, professores e escola um dependendo do outro com estímulos de alimentação saudável e práticas de atividades físicas orientadas por um professor de Educação Física. Conclui-se que no presente estudo, o nível social não foi determinantemente para causar diferenças na classificação corporal entre os alunos da rede escolar pública e particular.pt_BR
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