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dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorFerreira, Yasmim Brandão-
dc.date.accessioned2021-11-18T14:08:38Z-
dc.date.available2021-11-18T14:08:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, Yasmim Brandão. Tecnologias digitais da informação e comunicação integrada ao ensino de ciências: uma perspectiva de educação inclusiva para alunos com síndrome de Down no Ensino Fundamental I. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62190-
dc.description.abstractThe contemporary history dates back to a century perceived by its constant transformations in several spheres, certainly Education would not be exempt from these progressive changes. The Digital Information and Communication Technologies (ICTs) emerge from the perspective of the incorporation of digital resources as an innovative way of integrating technological tools into the teaching-learning process of students with Special Educational Needs (SEN). In this sense, the present work aims to compare how the teaching practices in Science Teaching making use of Digital Information and Communication Technologies are developed in Elementary Education for regular and Down Syndrome students. However the Positive characteristics for the construction of good quality scientific and technological knowledge, some challenges, such as the lack of digital resources in schools, the exclusion of students with Down Syndrome in regular classrooms and the difficulty in using technology digital communication by teachers and students with Syndrome can be observed as obstacles to its effective applicability. The current study is a bibliographical research based on the reading of articles, theses and chapters of books whose data collection was collected through searches in the Portal of Periodicals of Capes and in Google Scholar. The work is structured in three chapters, in which chapter 1 refers to the introduction and chapter 2 and 3 deal with the positive contributions of the pedagogical strategies used by teachers with aid? of Digital Information and Communication Technologies and the use of these technologies regarding of Inclusive Education. In this perspective, it is possible to understand the relevance of the use of the TDIC`s under a new look, a look capable of new meanings and learning. In addition to the above, it is also intended to present the results obtained in the work to the teachers of Biological Sciences major as a way to provide a reflexive dialogue about the curricular structure in the scope of Inclusive Education as well as to publish the results in the International Congress of Inclusive Education (CINTEDI).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação integrada ao ensino de ciências: uma perspectiva de educação inclusiva para alunos com síndrome de Down no Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA história contemporânea remonta a um século percebido pelas suas constantes transformações em diversas esferas, por certo, a Educação não estaria isenta dessas progressivas mudanças. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), surgem sob a ótica da incorporação dos recursos digitais como forma inovadora de integração das ferramentas tecnológicas ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo comparar de que forma as práticas docentes no Ensino de Ciências, fazendo uso das TDICs, são desenvolvidas no Ensino Fundamental I para alunos regulares e com Síndrome de Down. Não obstante, suas características positivas para a construção do conhecimento científico-tecnológico de boa qualidade, alguns desafios, tais como a escassez de recursos digitais nas escolas, a exclusão de alunos com Síndrome de Down nas salas de aulas regulares e a dificuldade na utilização da tecnologia digital por parte dos professores e alunos com a Síndrome podem ser observados como entraves a sua efetiva aplicabilidade. O vigente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada na leitura de artigos, teses e capítulos de livros cuja coleta de dados realizou-se através de buscas no Portal de Periódicos da Capes e no Google Acadêmico. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos. O capítulo 1 remete a introdução e o capítulo 2 e 3 versam sobre as contribuições positivas das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores com o auxílio das TDICs e sobre o uso de tais tecnologias à luz da Educação Inclusiva. Nessa perspectiva, é possível compreender a relevância do uso das TDICs sob um novo olhar passível de novos significados e aprendizados. Para além do exposto, pretende-se ainda apresentar os resultados obtidos no trabalho aos professores do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas como forma a proporcionar um diálogo reflexivo acerca da estrutura curricular no âmbito da Educação Inclusiva, bem como publicar os resultados no Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI).pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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