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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nível de atividade física, qualidade de vida e fatores associados de estudantes universitários de educação física
Autor(es): Rosa, Mateus Junior
Brunheroti, Karina de Almeida
Silva, Tiago Pedicini Ferreira da
Assumpção, Claudio de Oliveira
Silva, Jean José
Barbosa, Luis Fabiano
Palavras-chave: Doença degenerativa;Saúde;Sedentarismo;Chronic disease;Health;Sedentary lifestyle
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
Citação: ROSA, Mateus Junior et al .Nível de atividade física, qualidade de vida e fatores associados de estudantes universitários de educação física. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.13, n. 81, p. 86-91, 2019.
Resumo: O período universitário representa um período de vida marcado pela adoção de novos hábitos. Entre estes, podemos citar o uso de bebida alcóolica, fumo, alteração dos hábitos alimentares e físicos. Este último levando ao sedentarismo. Conhecidos como comportamento de risco para a saúde, analisar e conhecer estes diferentes perfis desta população pode ser de grande importância prática para a definição de políticas públicas voltadas à qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi descrever e compararos níveis de atividade física e qualidade de vida de estudantes de Educação Física. Foram avaliados por meio de questionário composto por questões relativas à caracterização da amostra, do Whoqol-bref e IPAQ versão curta, 154 estudantes de Educação Física, sendo 88 pertencentes a UEMG, unidade Passos, e 66 da UNIFAFIBE, Bebedouro. Considerando o nível de atividade física, não foi observada diferença significativa entre os grupos (Ativos: UEMG: 76,14%; UNIFAFIBE: 80,30%). Em se tratando da qualidade de vida, foi observada diferença significativa entre os grupos para o domínio psicológico (UEMG: 71,16±14,02; UNIFAFIBE: 66,48±15,13) e meio ambiente (UEMG: 62,86±13,18; UNIFAFIBE: 58,19±12,19). Algum tipo de comportamento de risco é adotado por 69% alunos da UEMG e 48% alunos da UNIFAFIBE, havendo diferença entre os grupos com relação ao uso de bebida alcoólica (UEMG: 57,95%; UNIFAFIBE: 31,82%). Embora os indivíduos reportem boa qualidade de vida e represente um grupo populacional com alto percentual de indivíduos ativos, parece ainda haver lacuna para a adoção de políticas que elevem a percepção da qualidade de vida em alguns campos de avaliação
Abstract: Level of physical activity, quality of life and associated factors of university students of Physical EducationAdoption of new habits occurs during different periods of life, with the university period being one of them. Among these habits, we can mention the use of alcoholic beverage, smoking, alteration of eating and physical habits, which are known as risk behavioral factors for health. Analyzing and knowing these different profiles of university alumni can be of great practical importance for the definition of public policies focusing on quality of life. The objective of this study was to describe and compare the levels of physical activity and quality of life of Physical Education students. A total of 154 Physical Education students were evaluated by a questionnaire composed of questions related to the characterization of the sample, of which 88 were from UEMG, Passos, and 66 from UNIFAFIBE, Bebedouro. Considering the level of physical activity, no significant difference was observed between the groups (Physically active: UEMG: 76.14%, UNIFAFIBE: 80.30%). Regarding quality of life, a significant difference was observed between groups for the psychological domain (UEMG: 71.16 ± 14.02, UNIFAFIBE: 66.48 ± 15.13) and environment (UEMG: 62.86 ± 13,18; UNIFAFIBE: 58.19 ± 12.19). Some type of risk behavior is adopted by 69% of UEMG students and 48% of UNIFAFIBE students.There is a difference between groups with regard to the use of alcoholic beverages (UEMG: 57.95%, UNIFAFIBE: 31.82%). Although individuals reported good quality of life and represent a population group with a high percentage of active individuals, there still seems to be a gap for adopting policies that raise the perception of quality of life in some areas of evaluation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62107
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