Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62082
Tipo: Resumo
Título: Docência virtual: um estudo sobre o teletrabalho no projeto Centros Rurais de Inclusão Digital - CRID
Autor(es): Alves, Tayara Lima
Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Mendes, Diego Luan Silva
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Teletrabalho;Educação à distância;População rural - Inclusão digital;População rural - Integração social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Tayara Lima; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; MENDES, Diego Luan Silva; BORGES NETO, Hermínio. Docência virtual: um estudo sobre o teletrabalho no projeto Centros Rurais de Inclusão Digital - CRID. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O CRID Centros Rurais de Inclusão Digital, oriundo do Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED da UFC em parceria com CNPq, desenvolve ações de Inclusão Digital em Assentamentos Rurais. Este artigo, concebido no contexto do projeto CRID, que possui como eixos de formação o Teletrabalho, Suporte Técnico Pedagógico, Inclusão Digital e Informática Educativa, no entanto, nesta pesquisa daremos foco ao eixo de Teletrabalho, com o objetivo de verificar na perspectiva nacional os aparatos legais direcionados aos profissionais do teletrabalho e relatar o perfil dos docentes virtuais do CRID, enquanto teletrabalhadores. Desse modo o estudo é caracterizado como pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, com análise qualitativa dos dados coletados. Buscamos um aporte teórico nas concepções legais nacionais de trabalho e educação, e ainda uma compreensão sobre docência virtual na perspectiva de Mill (2012). Os resultados dessa pesquisa abrem espaço para uma discussão sobre as vantagens e desvantagens apresentadas na legislação do teletrabalho. Destacamos como vantagem a economia quanto ao deslocamento, autonomia na gestão do tempo para a realização das atividades. Quanto à desvantagem destacamos a desvalorização do trabalhador no âmbito social, demonstrado através de uma diversidade de nomenclaturas dificultando uma identidade do perfil profissional no âmbito da educação, tais como: tutor, docente virtual ou teletrabalhador. No CRID exercemos docência virtual, parcialmente, nas atividades de mediação pedagógica para execução de atividades solução de problemas à distância, utilizando ferramentas digitais, somos caracterizados quanto ao trabalho como bolsistas, sem vinculo empregatício. Diante das analises realizadas percebemos que a docência virtual está inserida em alguns critérios da perspectiva do teletrabalho, porém, concluímos que essa ação enquanto trabalho necessita de uma valorização e segurança legitimada visto à importância dessa profissão para sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62082
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tlalves.pdf46,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.