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Tipo: TCC
Título: Proposta de metodologia de aprendizagem baseada em projeto para aplicação na disciplina de Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos de Potência
Autor(es): Carneiro, José Airton Borges
Orientador: Sampaio, Raimundo Furtado
Coorientador: Freitas, Claudivan Domingos de
Palavras-chave: Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto;Sistema SCADA;ScadaBR;Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos
Data do documento: 2021
Citação: CARNEIRO, José Airton Borges. Proposta de metodologia de aprendizagem baseada em projeto para aplicação na disciplina de Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos de Potência. 2021. 100 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, ocorreram mudanças e evoluções significativas no setor elétrico, fazendo que os professores de Engenharia Elétrica sintam a necessidade de implementar novas metodologias de ensino. Nesse contexto, desenvolveu-se uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) para construção de um Sistema de Aquisição e Controle de Dados (SCADA), e apresentou-se uma aplicação dessa metodologia como uma forma de ensino prático na disciplina de Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos de Potência do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) com uso do software ScadaBR. Ademais, o desenvolvimento de um sistema SCADA é uma ferramenta de ensino prático extremamente importante na disciplina de Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos de Potência. Entretanto, os softwares supervisórios são caros, e suas versões de demonstração são limitadas, o que dificulta a utilização dessas plataformas por alunos de graduação. Nesse contexto, o ScadaBR se mostra uma ferramenta aplicável no ensino de Sistema SCADA, visto que é um software livre, gratuito e de fácil uso, possuindo os recursos para utilização no desenvolvimento de um sistema supervisório. Neste trabalho, foi implementado um sistema supervisório aplicado a uma subestação, com a utilização do ScadaBR, do protocolo de comunicação Modbus e do simulador Elipse Modbus Simulator seguindo-se a metodologia ABP desenvolvida. Nesse sistema supervisório, foram definidos os pontos analógicos e digitais a serem monitorados e/ou comandados, o tratamento lógico dos dados, e desenvolvidas telas de supervisão. Este trabalho permite mostrar que o sistema SCADA desenvolvido apresentou bom funcionamento, e que software ScadaBR apresenta recursos que possibilitam sua utilização em subestações e no ensino de Sistema SCADA. Além disso, o desenvolvimento da metodologia ABP se mostrou como uma ferramenta extremamente útil para o ensino prático de Sistema SCADA na disciplina de Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos de Potência, pois poderá estimular o engajamento e criatividade dos alunos.
Abstract: In the last years, there have been significant changes and evolutions in the electric sector, making Electrical Engineering teachers feel the need to implement new teaching methodologies. In this context, a Project-Based Learning Methodology (PBL) was developed to build a Data Acquisition and Control System (SCADA), and an application of this methodology was presented as a form of practical teaching in the discipline of Supervision and Control of Electrical Power Systems in the Electrical Engineering course at the Federal University of Ceará (UFC) using the ScadaBR software. Furthermore, the development of a SCADA system is an extremely important practical teaching tool in the discipline of Supervision and Control of Electric Power Systems. However, supervisory software is expensive, and its demo versions are limited, making it difficult for undergraduate students to use these platforms. In this context, ScadaBR proves to be an applicable tool in the teaching of the SCADA system, since it is open-source, free and easy to use software, having the resources to be used in the development of a supervisory system. In this work, a supervisory system applied to a substation was implemented, using ScadaBR, the Modbus communication protocol and the Elipse Modbus Simulator, following the developed PBL methodology. In this supervisory system, the analog and digital points to be monitored and/or commanded, the logical treatment of the data, and supervision screens were developed. This work also show that the developed SCADA system presented good functioning, and that ScadaBR software has resources that allow its use in substations and in the teaching of SCADA System. In addition, the development of the PBL methodology proved to be an extremely useful tool for the practical teaching of the SCADA System in the discipline of Supervision and Control of Electric Power Systems, as it may stimulate students' engagement and creativity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62071
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