Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62069
Tipo: Resumo
Título: Programa NUTRA: ações integradas de extensão
Autor(es): Silva, Thays Ingrid Oliveira
Miranda, Biancka Bandeira
Rodrigues, Nathanael do Nascimento
Castro, Ravi Moreira Lima de
López, Valeria Yanela Pablo
Aquino, Cassio Adriano Braz de
Palavras-chave: Psicologia do trabalho - Estudo e ensino;Psicologia social - Estudo e ensino;Psicologia - Pesquisa
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Thays Ingrid Oliveira; MIRANDA, Biancka Bandeira; RODRIGUES, Nathanael do Nascimento; CASTRO, Ravi Moreira Lima de; LÓPEZ, Valeria Yanela Pablo; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. Programa NUTRA: ações integradas de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA), ao transformar-se em programa, tem agregado a integração entre ensino e pesquisa à sua tradição extensionista. Desde então, passou a promover um conjunto integrado de ações que têm como principal objetivo estimular os estudos e debates acerca da temática laboral e, assim, formar seu quadro humano para atuação na extensão. Algumas dessas ações compreendem o Grupo de Estudos “Introdução à Psicologia Social do Trabalho”, o projeto “Cinema e Trabalho” e o “Seminário Integrado do Trabalho” (SIT). O Grupo de Estudos e o “Cinema e Trabalho” funcionam em parceria, ocorrendo semanalmente, com uma metodologia dinâmica, que consiste nas discussões de textos previamente selecionados pelos bolsistas do programa NUTRA e na exibição de filmes relacionados à esfera laboral. São projetos direcionados principalmente para os alunos dos primeiros semestres da graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, pois os mesmos teriam seu primeiro contato com essa área da Psicologia somente no sexto semestre do curso. Temos também como público-alvo estudantes de ensino superior de outras instituições que se interessem pela temática. Já o SIT é um evento realizado mensalmente no NUTRA, objetivando uma formação complementar e diversificada, em que há a presença da comunidade acadêmica (estudantes de graduação e pós-graduação) e de profissionais que atuam no mercado. Nesse evento ocorrem debates acerca das pesquisas desenvolvidas pelos palestrantes convidados e também sobre as formas contemporâneas de inserção laboral. Constatamos a efetividade de nossas ações através do aumento no número de participantes em todos esses projetos. Promovendo esse conjunto de ações que formam pessoas para a prática extensionista, o NUTRA tem contribuído significativamente com a difusão de conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho, proporcionando um espaço permanente de construção de saberes nessa área de grande relevância para nossa sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62069
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tiosilva.pdf45,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.