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dc.contributor.advisorFerraz, Serafim Firmo de Souza-
dc.contributor.authorNunes, Najara de Sena-
dc.date.accessioned2021-11-16T13:36:10Z-
dc.date.available2021-11-16T13:36:10Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNUNES, N. S. Gestão organizacional e desempenho de pessoas: estudo diagnóstico sobre o alinhamento entre sistemas de avaliação em hospitais públicos. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62067-
dc.description.abstractPersonnel and business performance management comprise the basic issue of Administration. In the medical and health services it takes an even greater dimension because of the complexities of healthcare facilities administration. The relation between business and personnel indicator systems is almost an axiom in the field of Administration, even though few researches have gone deep in analyzing this relation, the quality of which and its adherence is decisive for the success of strategic implementation initiatives. The objective of this research is to ascertain the alignment level between business performance indicators and personnel indicators in public hospitals in the city of Fortaleza - Ceará – Brazil. This study has a quantitative approach, and has adopted the transversal cut methodology to obtain a picture of the state of Ceará public hospitals, based on the study of a sample made up by the three biggest hospitals – on which the data was available – on the Fortaleza metropolitan area. The data was gathered among seven healthcare executives (Human Resources (HR) and financial) of the facilities under analysis, by means of diagnostic interviews (HOLANDA and FERRAZ, 2007) specially adapted for the hospital environment, and based on the traditionally accepted quality evaluation models of the GESPÚBLICA and FNQ. In addition, the data gathering and analysis explored a model structured in verification items, in the dimensions. Based on the diagnostic model used, the research findings identified several different situations in terms of the consolidation of strategic management practices and personnel performance management. Also, the alignment level between these two indicator systems, which is the key objective of this study, was investigated. This revealed that one of the facilities has a low level of alignment between both indicators, a second one is in a consolidation level and the third is in an advanced level of alignment. Furthermore, this research explores the singularities of each medical center and provides a final step where the results obtained are discussed with the interviewees, so as to give them a detailed knowledge of their strong points and what improvements can be done to orient the decision-making in their organizations in order to improve the management and health service quality provided by them. At the same time, it details a management tool that can be applied in other healthcare institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectGerenciamento de Informaçãopt_BR
dc.subjectHospitais - Gestãopt_BR
dc.subjectInstrumentos de Avaliaçãopt_BR
dc.titleGestão organizacional e desempenho de pessoas: estudo diagnóstico sobre o alinhamento entre sistemas de avaliação em hospitais públicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA gestão do desempenho organizacional e de pessoas é desafio clássico na Administração. Em unidades hospitalares, a dificuldade em alinhar as metas de desempenho organizacional e de pessoas revela maior amplitude pela complexidade na gestão, geralmente descrita como um aglomerado de serviços e de lógicas de funcionamento sujeitos a expectativas maximizadas de resultados e de qualidade. A conexão entre sistema de indicadores organizacionais e de pessoas é quase um axioma administrativo, embora sejam raros os estudos que se debruçam com profundidade sobre essa relação. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de alinhamento entre os indicadores da gestão organizacional em relação aos indicadores de desempenho de pessoas em unidades hospitalares públicas do Município de Fortaleza - CE. Trata-se de um estudo avaliativo, em abordagem quantitativa, que adotou a metodologia do corte transversal para obter um quadro dos hospitais públicos cearenses, com base no estudo de uma amostra constituída pelas três maiores unidades hospitalares que mensuram seu desempenho, situadas na região metropolitana de Fortaleza. A coleta de dados se fez com sete dirigentes dos setores de recursos humanos e administrativo-financeiro das três unidades de análise, por meio de entrevista estruturada orientada por instrumento diagnóstico por pontos (HOLANDA E FERRAZ, 2007), especialmente adaptado para o contexto hospitalar, baseado na tradição dos modelos de avaliação de qualidade do GESPÚBLICA e da FNQ. A coleta e análise de dados explorou modelo estruturado em itens de verificação, nas dimensões alinhamento com a estratégia, gestão dos processos de avaliação e desdobramento na vida profissional das pessoas. Com origem neste modelo, os resultados do estudo puderam identificar situações diversas, em termos da consolidação de práticas da gestão estratégica e da gestão do desempenho de pessoas, assim como o nível de alinhamento entre os respectivos sistemas de indicadores, objeto principal deste estudo, que pode identificar uma unidade hospitalar em baixo nível de alinhamento, a segunda no nível de consolidação e a terceira no nível avançado. O estudo explora as peculiaridades de cada unidade hospitalar, onde os resultados obtidos serão discutidos com os respondentes, para provê-las de um mapa ou roteiro de pontos fortes e de melhoria que podem orientar a tomada de decisão que beneficie a qualidade da gestão e dos serviços dos referidos hospitais, ao tempo em que realiza a análise cruzada das informações, possibilitando análise da maturidade gerencial destas unidades, além de pôr em perspectiva um instrumento de gerenciamento que possa vir a ser aplicado em outras organizações do setor.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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