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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Tacyele Ferrer | - |
dc.contributor.author | Viana, Victória do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Mourão, David Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Farias, Carlos Senna Soares | - |
dc.contributor.author | Gomes, Raquel da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Edson Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T18:03:01Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T18:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Tacyele Ferrer; VIANA, Victória do Nascimento; MOURÃO, David Ribeiro; FARIAS, Carlos Senna Soares; GOMES, Raquel da Silva; SILVA, Edson Vicente da. MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográfica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62037 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento geográfico - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto de extensão MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola atua há um ano em escolas públicas de Fortaleza. Constitui uma iniciativa de alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, têm como objetivo auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização cartográfica, ensinar técnicas de mapeamento com softwares livres e elaborar mapas temáticos dos bairros de Fortaleza, para estudos e análises posteriores. O projeto atua em duas escolas públicas e tem um cronograma de um ano de atividades. A metodologia é dividida em quatro partes (i) aulas de cartografia básica e alfabetização cartográfica, (ii) estudo do tema e coleta de dados, o tema varia de acordo com a escolha dos alunos e do professor, (iii) trabalho de campo e (iv) criação de mapas temáticos e fixação dos conhecimentos. Em 2016, o projeto atuou na escola EEM Mariano Martins, Henrique Jorge - Fortaleza e produziu um mapeamento da localização das antenas de transmissão de sinal telefônico no bairro de localização da escola, o trabalho foi realizado em parceria com o professor de Física da escola. Teve ação também na Escola Municipal Monsenhor Linhares, Amadeu Furtado - Fortaleza com direcionamento para o reconhecimento do espaço e comunidade escolar, fazendo-se uso de mapas mentais dos alunos e croquis como metodologia de alfabetização cartográfica. Como resultados temos a apresentação do projeto de mapeamento dos alunos da escola Mariano Martins na feira da UNIFOR na modalidade Iniciação Científica Júnior e na escola Monsenhor Linhares, é possível observar um melhor entendimento dos conceitos básicos cartográficos e de lateralidades é alcançado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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