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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Tacyele Ferrer-
dc.contributor.authorViana, Victória do Nascimento-
dc.contributor.authorMourão, David Ribeiro-
dc.contributor.authorFarias, Carlos Senna Soares-
dc.contributor.authorGomes, Raquel da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Edson Vicente da-
dc.date.accessioned2021-11-12T18:03:01Z-
dc.date.available2021-11-12T18:03:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Tacyele Ferrer; VIANA, Victória do Nascimento; MOURÃO, David Ribeiro; FARIAS, Carlos Senna Soares; GOMES, Raquel da Silva; SILVA, Edson Vicente da. MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográfica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62037-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMapeamento geográfico - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográficapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto de extensão MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola atua há um ano em escolas públicas de Fortaleza. Constitui uma iniciativa de alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, têm como objetivo auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização cartográfica, ensinar técnicas de mapeamento com softwares livres e elaborar mapas temáticos dos bairros de Fortaleza, para estudos e análises posteriores. O projeto atua em duas escolas públicas e tem um cronograma de um ano de atividades. A metodologia é dividida em quatro partes (i) aulas de cartografia básica e alfabetização cartográfica, (ii) estudo do tema e coleta de dados, o tema varia de acordo com a escolha dos alunos e do professor, (iii) trabalho de campo e (iv) criação de mapas temáticos e fixação dos conhecimentos. Em 2016, o projeto atuou na escola EEM Mariano Martins, Henrique Jorge - Fortaleza e produziu um mapeamento da localização das antenas de transmissão de sinal telefônico no bairro de localização da escola, o trabalho foi realizado em parceria com o professor de Física da escola. Teve ação também na Escola Municipal Monsenhor Linhares, Amadeu Furtado - Fortaleza com direcionamento para o reconhecimento do espaço e comunidade escolar, fazendo-se uso de mapas mentais dos alunos e croquis como metodologia de alfabetização cartográfica. Como resultados temos a apresentação do projeto de mapeamento dos alunos da escola Mariano Martins na feira da UNIFOR na modalidade Iniciação Científica Júnior e na escola Monsenhor Linhares, é possível observar um melhor entendimento dos conceitos básicos cartográficos e de lateralidades é alcançado.pt_BR
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