Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62029
Tipo: Dissertação
Título: Atributos de escolha da casa própria da classe c e sua relação com o ciclo de vida familiar
Autor(es): Cavalcante, William Quezado de Figueiredo
Orientador: Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Ciclo de vida familiar;Atributos do produto;Mercado imobiliário
Data do documento: 2012
Citação: CAVALCANTE, W. Q. F. Atributos de escolha da casa própria da classe c e sua relação com o ciclo de vida familiar. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: O presente trabalho buscou identificar os atributos considerados importantes no processo de decisão de compra de imóveis pelos consumidores da Classe C, relacionando com o estágio no Ciclo de Vida Familiar. A literatura apresenta uma série de estudos que demonstram a importância do ciclo de vida familiar no processo de escolha da habitação. Com base nessa constatação, entrevistaram-se 388 potenciais compradores de apartamentos, em Fortaleza (CE), com o propósito de identificar os atributos arquitetônicos mais valorizados em cada estágio do ciclo de vida familiar, e se existe associação estatística entre o respectivo estágio e o percentual de imprescindibilidade de cada atributo. Os resultados indicaram que 34,8% apresentaram associação significativa com o estágio do ciclo de vida familiar. São eles: número de quartos, fachada bonita, pelo menos dois banheiros, máximo quatro apartamentos por andar, sistema de segurança, cozinha espaçosa, salão de festas e pequena despensa. Identificou-se que, em relação a pesquisas anteriores realizadas com classes sociais mais elevadas, a classe C parece ser menos exigente com atributos, indicado pelo baixo número de imprescindibilidade identificada. Também foram entrevistados 10 profissionais do setor (engenheiros, arquitetos, corretores e construtores), buscando-se colher suas opiniões sobre que atributos eles consideram imprescindíveis para o consumidor da classe C. Coincidiram com a opinião dos consumidores os seguintes atributos: quartos ventilados, sistema de segurança no condomínio, ser do lado da sombra, construtora renomada, salão de festas, fachada bonita, piscina e quadra de esportes/ playground. A existência dessas associações demonstra que a variável estágio do ciclo de vida familiar é relevante e pode ser usada para subsidiar, pelo menos com relação a esses atributos, o programa de necessidades de edifícios residenciais orientados para o mercado, embora deva ser feita em plena associação com a classe socioeconômica.
Abstract: The present study sought to identify the attributes considered important in the decision process for purchasing real estate consumer of Class C, relating to the stage in the Cycle of Family Life. The literature contains a number of studies that demonstrate the importance of the family life cycle in the choice of housing. Based on this finding, were interviewed 388 potential buyers of apartments in Fortaleza (CE), in order to identify the architectural attributes most valued in each stage of family life cycle, and if there is a statistical association between the respective stage and the percentage of indispensability of each attribute. The results indicated that 34.8% were significantly associated with the stage of family life cycle. Among the 23 attributes discussed, eight passed the chi-square (χ2), at a significance level of 0.005. They are: number of bedrooms, beautiful facade, at least two bathrooms, up to four apartments per floor, security system, spacious kitchen, ballroom, and small pantry. It was found that, compared to previous studies performed with the highest classes, class C appears to be less demanding with attributes, indicated by the low number of indispensability identified. It were also interviewed 10 industry professionals (engineers, architects, builders and brokers), seeking to collect their views on what attributes they consider essential to the consumer of the class C. It coincided with the views of consumers the following attributes: rooms ventilated security system in the condominium, to be in the shadow side, renowned builder, ballroom, beautiful facade, swimming pool and sports court / playground. The existence of these associations demonstrates that the variable stage of family life cycle is relevant and can be used to subsidize, at least with respect to these attributes, the program needs of residential market-oriented, although it should be made in full association with socioeconomic class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62029
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_wqfcavalcante.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.