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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Luciane Arantes da | - |
dc.contributor.author | Nascimento Junior, José Roberto Andrade do | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Alexandre Igor Araripe | - |
dc.contributor.author | Vieira, Lenamar Fiorese | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T15:50:00Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T15:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Luciane Arantes da et al. Estudo dos fatores motivacionais e orientação de vida de universitários. Cinergis, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 136-141, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62025 | - |
dc.description.abstract | Objective: investigate the level of academic motivation and the life orientation of college students. Method: the subjects were 119 college students of the Physical Education course from an university of the state of Paraná, being 77 (64,7%) of the full-time course and 42 (35,3%) of the evening course, 67 (56,3%) of the first year and 53 (43,7%) of the last year. The instruments used were the Academic Motivation Scale and the Life Orientation Test. For data analysis, it was used the Kolmogorov-Smirnov test, Cronbach's alpha and Mann-Whitney test (p<0,05). Results: the students had moderate levels of motivation in the introjected, identified, integrated and intrinsic regulations; the full-time students had higher external regulation for the social aspects to the detriment of the evening academics (p=0,000); the academics who chose bachelor's degree are more externally regulated (social) rather than undergraduate students (p=0,000); last year students were more unmotivated (p=0,008) compared to students who have recently entered to the university; the first-year students were more intrinsically motivated (p=0,038) and less pessimistic (p=0,048); optimistic academics showed greater identification (identified regulation) with the academic life over the pessimists. Closing remarks: that extrinsic motivation for social conduct prevailed in the academic of bachelor's program and at the beginning of the course, students are more intrinsically motivated; the optimistic students were more identified (identified regulation) with the academic life. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cinergis | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Orientação de vida | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Life Orientation | pt_BR |
dc.subject | College students | pt_BR |
dc.title | Estudo dos fatores motivacionais e orientação de vida de universitários | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: investigar o nível de motivação acadêmica e o tipo de orientação de vida de universitários. Método: fizeram parte do estudo 119 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do estado do Paraná, sendo 77 (64,7%) do curso integral e 42 (35,3%) do curso noturno. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Motivação Acadêmica e o Teste de Orientação de Vida. Para análise dos dados foram utilizados os testes Kolmogorov- -Smirnov, alfa de Cronbach e Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: os acadêmicos apresentaram moderado nível de motivação nas regulações: introjetada, identificada, integrada e intrínseca; os acadêmicos do período integral apresentaram maior regulação externa para os aspectos sociais em detrimento aos acadêmicos do período noturno (p=0,000); os acadêmicos que optaram pelo bacharelado são mais regulados externamente (social) em detrimento aos estudantes de licenciatura (p=0,000); os universitários, do último ano, estavam mais desmotivados (p=0,008) em relação aos estudantes que recém ingressaram no ensino superior; os alunos do primeiro ano estavam mais motivados intrinsecamente (p=0,038) e menos pessimistas (p=0,048); os acadêmicos otimistas apresentaram maior identificação (regulação identificada) com a vida acadêmica em detrimento aos pessimistas. Considerações finais: a motivação extrínseca para os aspectos sociais prevaleceu nos acadêmicos que realizam o curso de bacharelado e no início do curso os acadêmicos são mais motivados intrinsecamente; os universitários otimistas se apresentaram mais identificados (regulação identificada) com a vida acadêmica. | pt_BR |
dc.title.en | Study of the motivational factors and life orientation of college students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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