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dc.contributor.advisorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.contributor.authorArruda, Sérgio Chaves-
dc.date.accessioned2021-11-11T18:12:22Z-
dc.date.available2021-11-11T18:12:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationARRUDA, S. C. Cultura de aprendizagem e desempenho organizacional no Instituto Nordeste Cidadania (INEC). 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61985-
dc.description.abstractThe advancing innovation requires the organizations to incorporate new technologies and reformulate their management models with increasing speed. In this context, the phenomena of culture and organizational learning are being used to improve performance and promote the dynamism and flexibility necessary to make the organizational processes efficient and effective. The Non-governmental organizations (NGOs), are not out of the market that charge. For this reason, this research have the objective mains at analyze the relationship between learning culture and organizational performance in Instituto Nordeste Cidadania (INEC) with respect to financial performance and knowledge, supporting the perceptions of actors in different sectors of the organization. This study was based on the following hypotheses: H1: The culture of learning directly influences organizational performance in Instituto Nordeste Cidadania (INEC), in the perception of employees; H2: The learning culture factors that most influence on financial performance in Instituto Nordeste Cidadania (INEC), as perceived by employees, are the systems to capture and share learning and development of a systemic vision of the organization; H3: the learning culture factors that most influence the performance of knowledge in the Instituto Nordeste Cidadania (INEC), perceptions of employees, are opportunities for continuous learning and collaboration and team learning. The theoretical basis of this study are the factors defined by Marsick and Watkins (2003). Was used a quantitative methodology search of an explanatory nature. The questionnaire used was Dloq a (Yang, 2003), simplified version of the questionnaire developed by Marsick and Watkins (2003). The total number of participants this survey was 211, in which 77% of them are the State of Ceará. The results did not reject the hypotheses H1 and H2, H3 while partially rejected. The study indicates that the learning culture exerts significant influence on organizational performance in the Institute, the perception of its employees.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura e Educaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectTecnologias de gestãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleCultura de aprendizagem e desempenho organizacional no Instituto Nordeste Cidadania (INEC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO avanço da inovação exige que as organizações incorporem novas tecnologias e reformulem seus modelos de gestão com velocidade cada vez maior. Diante desse contexto, os fenômenos da cultura e aprendizagem organizacional passam a ser utilizados para melhorar o desempenho e promover o dinamismo e a flexibilidade necessários a fim de tornar os processos organizacionais eficientes e eficazes. As organizações não governamentais (ONGs), por sua vez, não estão fora dessa imposição de mercado. Por tal razão, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional no Instituto Nordeste Cidadania (INEC), no tocante ao desempenho financeiro e do conhecimento, com suporte nas percepções dos agentes de variados setores da organização. Este estudo partiu das seguintes hipóteses: H1: A cultura de aprendizagem influencia diretamente o desempenho organizacional no Instituto Nordeste Cidadania (INEC), na percepção dos colaboradores; H2: Os fatores da cultura de aprendizagem que exercem maior influência no desempenho financeiro no Instituto Nordeste Cidadania (INEC), na percepção dos colaboradores, são os sistemas para capturar e compartilhar a aprendizagem e o desenvolvimento da visão sistêmica da organização; H3: Os fatores da cultura de aprendizagem que exercem maior influência no desempenho do conhecimento no Instituto Nordeste Cidadania (INEC), na percepção dos colaboradores, são oportunidades para a aprendizagem contínua e colaboração e aprendizagem em equipe. A base teórica deste estudo são os fatores definidos por Marsick e Watkins (2003). Foi utilizada a metodologia quantitativa de pesquisa de natureza explicativa. O questionário utilizado foi o Dloq- A (YANG, 2003), versão simplificada do questionário desenvolvido por Marsick e Watkins (2003). O número total de participantes desta pesquisa foi de 211, 77% dos quais do Estado do Ceará. Os resultados não rejeitaram as hipóteses H1 e H2, enquanto a hipótese H3 foi rejeitada parcialmente. O estudo indica que a cultura de aprendizagem exerce significativa influência no desempenho organizacional no Instituto, na percepção de seus colaboradores.pt_BR
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