Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Sabrina Tayane Bezerra-
dc.contributor.authorPinto, Agnes Caroline Souza-
dc.contributor.authorPinheiro, Patricia Neyva da Costa-
dc.date.accessioned2021-11-11T15:31:18Z-
dc.date.available2021-11-11T15:31:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Sabrina Tayane Bezerra; PINTO, Agnes Caroline Souza; PINHEIRO, Patricia Neyva da Costa. SONU - a simulação da Organização das Nações Unidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61973-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAIDS (Doença) - Prevençãopt_BR
dc.subjectAdolescentes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis - Prevençãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titlePromoção da saúde de adolescentes e jovens escolares a partir da identificação de situações de vulnerabilidade (Projeto Aids: educação e prevenção - 2011.PJ.1188)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: Trata-se de um relato de experiência das ações de extensão do Projeto Aids: Educação e Prevenção, com adolescentes visando a sua promoção de saúde em meio as situações de vulnerabilidade. Objetivo: Identificar elementos de vulnerabilidade frente às DST/aids aos quais os adolescentes estão expostos, descrever as vulnerabilidades observadas pela coordenação de ensino e alunos e promover estratégias educativas que permitissem a sensibilização para o autocuidado. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado com 30 adolescentes e jovens, alunos do 1º ano do Ensino Médio com idades entre 15-23 anos, em uma escola pública de ensino fundamental e médio de Fortaleza-CE. Sendo dividida em três etapas: 1ª etapa, reunião com a coordenação de ensino e alunos para identificação de vulnerabilidades; 2ª etapa, aplicação de um questionário voltado aos elementos de vulnerabilidade frente às DST/aids; 3ª etapa, realização de oficinas voltadas as vulnerabilidades identificadas. As oficinas foram estruturadas com jogos, rodas de conversas, modelos anatômicos, vídeos, criação de rimas. Ocorrendo uma vez por semana, no período de maio e junho. Resultados: A partir da identificação das vulnerabilidades principais foram originadas as temáticas das oficinas: gravidez na adolescência, alimentação e alterações nutricionais, doenças sexualmente transmissíveis e drogas. Sendo elementos em destaque: falta de conhecimento científico, autonomia e orientação adequada. Durante as ações houve a verbalização de dúvidas e seus esclarecimentos, com o cuidado em desmistificar as situações apresentadas e sensibilizar quanto ao impacto que podem ter essas vulnerabilidades em suas vidas, ressaltando a importância do autocuidado. Conclusão: Com a finalização das ações foi perceptível à melhora na qualidade das informações expostas pelos adolescentes, assim como, o aumento do pensamento crítico, levando a reflexão e sensibilização para promoção do autocuidado.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_stbmedeiros.pdf46,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.