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dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa-
dc.contributor.authorSantiago, Antônio Heleno Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-11-10T14:36:05Z-
dc.date.available2021-11-10T14:36:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Antônio Heleno Ribeiro. Prática discursiva de desinformação: um estudo crítico sobre anúncios digitais falsos. Orientador: Júlio Araújo. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61935-
dc.description.abstractThis research aims to investigate disinformation discursive practice in false digital advertisements, considering the production, distribution, and consumption of texts in social media. For that purpose, this research is based on Critical Discourse Analysis studies concerning the dialectical-relational approach (FAIRCLOUGH, 2001) and on disinformation studies (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). This qualitative study uses discourse analysis as a method from the perspective of the Textually Oriented Discourse Analysis (TODA) developed by Fairlcough (2001). Furthermore, the study also adopted a critical interpretive paradigm through empirical data via document research. Data were reunited in 3 corpora to answer our research questions. The first corpus is formed by 4 false digital advertisements according to the verification of source check projects; the second one is composed of utterances of a producer (scammer) and a consumer (victim) retrieved from a video platform page, as well as 12 comments from that page; the third one is constituted of 14 comments of a news story that offered relevant aspects about production, distribution, and consumption of discursive practice. Results from the data analysis suggest that, concerning the production, social actors use dissimulation strategies to deceive users through the imitation of characteristics commonly seen in authentic publicity advertisements; the lexical choices that produce the idea of ease/quickness which creates a sense of urgency, as well as the lexical choices that aim to legitimate the assumed truthfulness of false digital advertisements, among others. Concerning the distribution, it was possible to suggest a systematic frame of distribution/contribution made by some social actors through elements that sometimes continue the text and sometimes discontinue it. Finally, regarding consumption, results showed the presence of social effects that promote other (false) texts through a dynamic (re)production. The conclusion states that disinformation discursive practice in false digital advertisements is a dangerous social problem that requires a greater comprehension of interactions between individuals, media, and society in general, as well as a greater transformational engagement that interferes with this practice dissemination.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática discursiva de desinformaçãopt_BR
dc.subjectAnúncios digitais falsospt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectEstudos sobre desinformaçãopt_BR
dc.titlePrática discursiva de desinformação: um estudo crítico sobre anúncios digitais falsospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem como objetivo geral investigar a prática discursiva de desinformação de anúncios digitais falsos, considerando a produção, a distribuição e o consumo de textos em mídias sociais. Como fundamentação teórica, partimos dos estudos em Análise de Discurso Crítica, mais especificamente da abordagem dialético-relacional (FAIRCLOUGH, 2001), bem como dos estudos sobre desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). Em termos metodológicos, esta investigação possui uma abordagem qualitativa e utiliza como método a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), de Fairclough (2001). Além disso, o estudo apresenta paradigma interpretativisto-crítico e recorre a material empírico por meio de pesquisa documental. No tocante à coleta de dados, reunimos 3 corpora para responder as nossas questões de pesquisa: o primeiro corpus é formado por 4 anúncios digitais falsos, segundo critérios de verificação de checagem de fontes; o segundo traz enunciados de um produtor (golpista) e de um consumidor (vítima) retirados de uma matéria veiculada em plataforma de vídeo, bem como 12 comentários que surgiram na página em questão; o terceiro compreende 14 comentários de uma matéria veiculada em um portal de notícias, trazendo questões que enfocam a produção, a distribuição e o consumo dessa prática discursiva. Os resultados que emergiram da análise nos permitiram chegar a três macroconclusões. Com relação à produção, os atores sociais utilizam estratégias de dissimulação que visam ludibriar os usuários a partir da imitação de caraterísticas prototípicas dos textos genuinamente publicitários, das escolhas lexicais que produzem a ideia de rapidez/facilidade, gerando urgência, e de escolhas lexicais que buscam legitimar a suposta veracidade dos anúncios digitais falsos, entre outros. Com relação à distribuição, foi possível propor um quadro de sistematização da distribuição/contribuição de alguns atores sociais, a partir de elementos que ora continuam, ora descontinuam essas práticas. Com relação ao consumo, por fim, percebemos a presença de efeitos sociais que desencadeiam outros textos (falsos) através de uma dinâmica de (re)produção. Em função disso tudo, a prática discursiva de desinformação em anúncios digitais falsos se situa como um grave problema social que requer uma maior inteligibilidade acerca das interações entre os diversos tipos de atores sociais, mídias e a sociedade em geral, bem como um maior engajamento transformacional que intervenha na disseminação dessa prática.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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