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dc.contributor.advisorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.contributor.authorNascimento, Marília Angélica Braga do-
dc.date.accessioned2021-11-09T10:37:07Z-
dc.date.available2021-11-09T10:37:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marília Angélica Braga do. Sobre heroísmo e anti-heroísmo: a configuração da personagem protagonista em Aquilino Ribeiro e em Guimarães Rosa. Orientadora: Ana Marcia Alves Siqueira. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61874-
dc.description.abstractThe literary creation of the Portuguese writer Aquilino Ribeiro (1885-1963) and the work of the Brazilian writer Guimarães Rosa (1908-1967) offer more than enough material to a rapprochement of comparative nature. The present work sustains this effective possibility and proposes a reading that considers the fundamental role of the authors and their world perspective in the construction of their characters and the organicity of the work as a whole, presenting as main objective the critical and reflexive analysis of characters of both writers described above, in special those ones that features the narratives “A volta do marido pródigo” and “A hora e vez de Augusto Matraga”, reunited in Sagarana (1946), opening work of the Brazilian writer, and Mina de diamantes (1958), work of the Portuguese writer, which form the main corpus of this research. The reflection of the object of study takes as hypotheses a supposed inadequacy of the theoretical and critical stance that insists on designating, indistinctly, as “hero” the narrative protagonist, proceeding the hero concept in his relationship with the character, from the notions presented in treaties and manuals of theoretical nature and some critical texts, discussing them in order to delimit better the referred concept and observe implications concerning the focused characters. The resulting discussion also considers the concept of “antihero”, comprehending it as subversion to the traditional hero models and observing its deployments, as far as it resumes the characters of the Spanish rascal, the trickster and the Brazilian rascal, pointing out similar aspects between these characters and verifying confluences and discrepancies in relation to the protagonists of Aquilino and Rosa. The question raised in discussion was motivated, therefore, by the interest in considering the peculiar setups of Diamantino Dores, Lalino Salãthiel and Augusto Matraga, whose results point out, in relation to this last one, a relative closeness with traditional hero models, and a divergence of the other two concerning those models, since it drifts more to an antihero, taking us to determine the hypothesis previously introduced and disagree with the critical stance issue.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAquilino Ribeiropt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectAnti-heróipt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.subjectHeropt_BR
dc.subjectAntiheropt_BR
dc.subjectPersonajept_BR
dc.subjectHéroept_BR
dc.subjectAntihéroept_BR
dc.titleSobre heroísmo e anti-heroísmo: a configuração da personagem protagonista em Aquilino Ribeiro e em Guimarães Rosapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA criação literária do escritor português Aquilino Ribeiro (1885-1963) e a do brasileiro Guimarães Rosa (1908-1967) oferecem material mais que suficiente para uma aproximação de natureza comparativa. Este trabalho defende essa efetiva possibilidade e propõe uma leitura que considera o papel fundamental da figura do autor e de sua visão de mundo na construção de suas personagens e da organicidade da obra como um todo, apresentando como objetivo precípuo a análise crítico-reflexiva de personagens dos dois escritores acima, em especial daquelas que protagonizam as narrativas “A volta do marido pródigo” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, enfeixadas em Sagarana (1946), obra de estreia do escritor mineiro, e Mina de diamantes (1958), do escritor beirão, as quais constituem o corpus principal desta pesquisa. Nossa reflexão sobre o objeto de estudo toma como hipótese uma suposta inadequação da postura teórico-crítica que insiste em designar, indistintamente, como “herói” o protagonista narrativo, procedendo a problematização do conceito de herói em sua relação com a personagem, a partir de noções apresentadas em tratados e manuais de natureza teórica e em alguns textos críticos, discutindo-as a fim de delimitar melhor o referido conceito e observar implicações concernentes às personagens focalizadas. A discussão decorrente examina também o conceito de “anti-herói”, compreendendo-o como subversão aos tradicionais modelos heroicos e observando seus desdobramentos, na medida em que retoma as figuras do pícaro espanhol, do trickster e do malandro brasileiro, pontuando aspectos em comum entre essas figuras e verificando confluências e discrepâncias em relação aos protagonistas de Aquilino e de Rosa. A questão posta em discussão foi motivada, portanto, pelo interesse em examinar as configurações peculiares de Diamantino Dores, de Lalino Salãthiel e de Augusto Matraga, cujos resultados apontam, em relação a este último, uma relativa aproximação com modelos tradicionais de heroísmo, e um distanciamento dos outros dois em relação àqueles modelos, uma vez que resvalam mais para um anti-heroísmo, levando-nos a constatar a hipótese lançada e a discordar da postura crítica problematizada.pt_BR
dc.description.abstract-esLa creación literária del escritor portugués Aquilino Ribeiro (1885-1963) y la del brasileño Guimarães Rosa (1908-1967) ofrecen material más que suficiente para una aproximación de naturaleza comparativa. Este trabajo defiende esa efectiva posibilidad y propone una lectura que considera el papel fundamental de la figura del autor y de su visión de mundo en la construcción de sus personajes y de la organización de la obra como un todo, presentando como objetivo prioritario el análisis crítico-reflexivo de personajes de los dos escritores mencionados, en especial de aquellos que protagonizan las narrativas “A volta do marido pródigo” y “ A hora e vez de Augusto Matraga”, aglomeradas en Sagarana (1946), obra de estreno del escritor de Minas Gerais, y Mina de diamantes (1958), del escritor de Beira, las cuales constituyen el corpus principal de esta investigación. Nuestra reflexión sobre el objeto de estudio tiene como hipótesis una supuesta inadecuación de la postura teórico-crítica que insiste en señalar, indistintamente, como “héroe” el protagonista narrativo, procede a la problematización del concepto de héroe en su relación con el personaje, a partir de nociones presentadas en tratados y manuales de naturaleza teórica y en algunos textos críticos, discutiéndolas con el fin de fijar con precisión el referido concepto y observar implicaciones que se refieren a los personajes focalizados. Además, la discusión examina el concepto de “antihéroe”, comprendiéndolo como subversión a los tradicionales padrones heroicos de comportamientos y observando su desarrollo en la medida en que reanuda las figuras del pícaro español, del trickster y del malandro brasileño, puntuando aspectos en común entre esas figuras y verificando confluencias y discrepancias en relación a los protagonistas de Aquilino y de Rosa. La cuestión puesta en análisis fue motivada, por tanto, por el interés en examinar las configuraciones peculiares de Diamantino Dores, de Lalino Salãthiel y de Augusto Matraga, cuyos resultados apuntan, en relación a este último, una relativa aproximación con modelos tradicionales de heroísmo y un alejamiento de los otros dos, en lo que se refiere a aquellos modelos, una vez que resbalan más para un antiheroísmo, eso nos lleva a constatar la hipótesis hecha y discordar de la postura crítica problematizada.pt_BR
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