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dc.contributor.advisorRabelo, Josefa Jackline-
dc.contributor.authorGalindo, Aline Fonseca Lopes-
dc.contributor.authorParente, Rebeca Talia Ximenes-
dc.contributor.authorDiógenes, Lenha Aparecida Silva-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:05:08Z-
dc.date.available2021-11-05T20:05:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGALINDO, Aline Fonseca Lopes; PARENTE, Rebeca Talia Ximenes; DIÓGENES, Lenha Aparecida Silva. Os efeitos da pandemia no processo da alfabetização das crianças: elementos de contextualização a partir da perspectiva docente. Orientadora: Josefa Jackline. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 267-281, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61828-
dc.description.abstractIn this work, we raise the question about the development of activities with elementary school children in the early years, in view of their literacy process, which must continue without interruption and end in the 2nd year. It is understood that literacy is a complex process and requires continuity of learning in order to respect the different times of children's development. That said,this paper aims to report the evaluation of the literacy process of children in the 2nd year of the literacy cycle in remote education in the context of the Covid-19 pandemic in a public school in Fortaleza, from the teaching perspective. The methodology used was based on the design of a case study, as it preserves a unitary character in a particular scenario. As a contribution to the documentary examination, we used the guiding documents of the Municipal Department of Education (SME) on the regulation of activities during the Covid-19 pandemic, as well as the official documents of the National Common Curricular Base - BNCC (2019) and the Curricular Document Reference of Ceará (2019). To understand and situate the evaluation and literacy process, the works of Albuquerque and Morais (2007) and Soares (2009) were used. Based on this theoretical and documentary framework, it will be reported, through the teaching perspective of a public school in Fortaleza, the evaluation process with children of the 2nd year of the literacy cycle during the remote education of 2020.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso da alfabetização das criançaspt_BR
dc.subjectAtividades remotaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectChildren's literacy processpt_BR
dc.subjectRemote activitiespt_BR
dc.titleOs efeitos da pandemia no processo da alfabetização das crianças: elementos de contextualização a partir da perspectiva docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, levantamos o questionamento acerca do desenvolvimento de atividades com crianças do Ensino Fundamental dos anos iniciais, tendo em vista o seu processo de alfabetização o qual deve seguir sem interrupções e se encerrar no 2º ano. Compreendese que a alfabetização é um processo complexo e requer a continuidade do aprendizado para que sejam respeitados os diferentes tempos de desenvolvimento das crianças. Isto posto, este trabalho tem como objetivo relatar a avaliação do processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ciclo de alfabetização no ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19 em uma escola pública de Fortaleza, a partir da perspectiva docente. A metodologia utilizada foi baseada no delineamento de um estudo de caso, pois preserva um caráter unitário em um cenário particular. Como aporte de exame documental, utilizamos os documentos orientadores da Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a regulamentação das atividades durante a pandemia da Covid-19, bem como os documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2019) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (2019). Para entender e situar o processo de avaliação e alfabetização, foram utilizados os trabalhos de Albuquerque e Morais (2007) e Soares (2009). A partir desse referencial teórico e documental será relatado, através da perspectiva docente de uma escola pública de Fortaleza, o processo de avaliação com as crianças do 2º ano do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto de 2020.pt_BR
dc.title.enThe effects of pandemic on the children's literacy process: contextualization elements from the teaching perspectivept_BR
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