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Tipo: Dissertação
Título: Análise do desenvolvimento do ritmo de inglês-L2 de aprendizes brasileiros
Autor(es): Teixeira, Leonardo Antônio Silva
Orientador: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave: Aquisição fonológica;Prosódia;Métricas rítmicas;Parâmetros acústicos;Instrução explícita
Data do documento: 2021
Citação: TEIXEIRA, Leonardo Antônio Silva. Análise do desenvolvimento do ritmo de inglês-L2 de aprendizes brasileiros. Orientador: Ronaldo Mangueira Lima Junior. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever e discutir o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por aprendizes brasileiros por meio de métricas rítmicas e de parâmetros prosódico-acústicos que caracterizam a produção oral desses aprendizes em diferentes etapas do desenvolvimento da L2. Este estudo adota uma perspectiva dinâmica de desenvolvimento de L2 (DE BOT; LOWIE; VESPOOR, 2007; DE BOT, 2008; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LOWIE; VERSPOOR, 2015) e uma abordagem multidimensional e gradiente para o ritmo da fala (CUMMING, 2010; FUCHS, 2016; LOUKINA et. al., 2011; SILVA JR.; BARBOSA, 2019b). Foram analisados quatro corpora de produção oral. Cinco aprendizes brasileiros de inglês-L2 foram gravados lendo um texto em inglês no início do curso de Letras-Inglês, e mais uma vez quatro semestres depois, após terem cursado duas disciplinas de fonologia da língua inglesa. Eles também foram gravados lendo uma versão desse texto traduzida para o português. Além dos aprendizes, cinco falantes nativos de inglês norte-americano foram gravados lendo o mesmo texto em inglês. Sendo assim, o estudo também busca avaliar possíveis efeitos da instrução explícita de pronúncia sobre o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 dos aprendizes. Os dados foram segmentados manualmente para a extração das métricas rítmicas no PRAAT (BOERSMA; WEENINK, 2021) em unidades vocálicas (V), consonantais (C), vogal-vogal (VV), sentenças (S) e unidades prosódicas superiores – chunks (CH), e foi utilizado o script Metrics&AcousticsExtractor (SILVA JR.; BARBOSA, 2019) para a extração de 30 métricas rítmicas e 12 parâmetros acústicos. Os dados foram tratados estatisticamente via R (R CORE TEAM, 2021) por meio da implementação de modelos de regressão de efeitos mistos, adotando língua e semestre como variáveis preditoras, e métricas rítmicas e parâmetros acústicos como variáveis de resposta. Os resultados posicionaram o português-L1 e o inglês-L1 em espaços rítmicos distintos, conforme previsto pela literatura; na dimensão duracional, as métricas posicionaram o inglês-L2 da primeira gravação distante tanto do inglês-L1 como do português-L1; na dimensão de f0, os parâmetros acústicos posicionaram o inglês-L2 da primeira gravação mais próximo ao português-L1. Em ambas as dimensões, o inglês-L2 da gravação posterior ficou mais próximo ao inglês-L1, sugerindo um percurso de desenvolvimento em direção à língua alvo. Os resultados também indicam efeitos positivos do ensino explícito de pronúncia.
Abstract: The aim of this study is to describe and discuss the development of L2 English rhythm by Brazilian learners through rhythmic metrics and prosodic-acoustic parameters that characterize the oral production of these learners at different stages of L2 development. This study adopts a dynamic perspective of L2 development (DE BOT; LOWIE; VESPOOR, 2007; DE BOT, 2008; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LOWIE; VERSPOOR, 2015) and a multidimensional and gradient approach to speech rhythm (CUMMING, 2010; FUCHS, 2016; LOUKINA et. al., 2011; SILVA JR.; BARBOSA, 2019b). Four corpora of oral production were analyzed. Five Brazilian learners of English-L2 were recorded reading a text in English at the beginning of their college studies in English Language Teaching, and again four semesters later, after having taken two English phonology courses. They were also recorded reading a version of the text translated into Portuguese. Besides the learners, five native speakers of North American English were recorded reading the same text in English. Thus, this study also seeks to evaluate possible effects of explicit pronunciation instruction on the development of the rhythm of English by the learners. Data were manually segmented into vowel units (V), consonant (C), vowel-vowel (VV), sentences (S) and higher prosodic units - chunks (CH) for the extraction of rhythmic metrics in PRAAT (BOERSMA; WEENINK, 2021), and the script Metrics&AcousticsExtractor (SILVA JR.; BARBOSA, 2019) was used to extract 30 rhythmic metrics and 12 acoustic parameters. Data were then statistically treated via R (R CORE TEAM, 2021) through the implementation of mixed-effects regression models, adopting language and semester as predictor variables, and rhythmic metrics and acoustic parameters as response variables. Results placed Brazilian Portuguese and English-L1 in different rhythmic spaces, as predicted by the literature; in the durational dimension, the metrics positioned the English-L2 of the first recording far from both English-L1 and Brazilian Portuguese; in the f0 dimension, however, the acoustic parameters placed the English-L2 of the first recording closer to Brazilian Portuguese. In both dimensions, the English-L2 of the subsequent recording was closer to English-L1, suggesting a developmental route towards the target language. The results also suggest positive effects of the explicit teaching of pronunciation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61785
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