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dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorGurgel, Rayssa Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-11-04T14:10:30Z-
dc.date.available2021-11-04T14:10:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGURGEL, Rayssa Ribeiro. Educação ambiental no cotidiano de alunos de uma escola pública de Fortaleza-CE. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61782-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) emerges with the role of raising the awareness of the global population about the environmental problems resulting from human activities, where their practices are related to the routine of individuals and their consequences for the planet. It is one of the matters of education which targets subjects related to the man-environment interaction, raising a critical conscience on the environmental problems. This work seeks to understand how environmental education is included in the routine of 68 high school students of a public school located in the central region of Fortaleza, Ceará. For that such task, a semi- structured questionnaire was applied with 14 questions about environmental education and related to the students' daily routine. Subsequently a qualitative and quantitative analysis was performed. A questionnaire was also applied with the biology teacher of the three classes studied. The major influence of the school for the first year students was observed, either in projects that the school reported (38.09%), or projects that they had the opportunity to perform in the school environment (47.62%). For the second year students, 57.14% of students who answered that they practice EE at home and the great influence of the family on the attitudes of EE (60.71%) stood out. It was noticed that third graders said they did not know about EE projects in the state or neighborhood, even though they had been attending high school at the same school since the beginning. It was observed that students have little knowledge about EE projects developed at school or in their neighborhoods and state. It is noteworthy that the teacher mentioned some EE projects developed by the school and the State and that the lack of knowledge may be associated with poor dissemination of these projects or lack of interest of the students in participating on them. EE is an important topic to be discussed in school, as it is necessary to reflect how day-to-day human activities generate consequences on the planet in a broader and meaningful way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProjetos escolarespt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleEducação ambiental no cotidiano de alunos de uma escola pública de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Ambiental (EA) surge com o papel de despertar a consciência da população global sobre os problemas ambientais consequentes das atividades humanas, em que suas práticas estão relacionadas com a rotina dos indivíduos e suas consequências para o planeta. É uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Esse trabalho busca compreender como a educação ambiental insere-se na rotina de 68 alunos do ensino médio de uma escola pública localizada na região Central de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi aplicado um questionário semi-estruturado com 14 perguntas sobre educação ambiental e relacionando-as com o dia a dia dos estudantes. Posteriormente foi feita uma análise quali-quantitativa. Também foi aplicado um questionário para a professora de biologia das três turmas estudadas. Percebeu-se, a grande influência da escola para os alunos do primeiro ano, seja em projetos que a escola divulgou (38,09%), ou projetos que eles tiveram a oportunidade de realizar no ambiente escolar (47,62%). Para os estudantes do segundo ano, destacaram-se os 57,14% de alunos que responderam que exercitam práticas de EA em casa e a grande influência da família sobres as atitudes de EA (60,71%). Chamou atenção que os alunos do terceiro ano responderam não ter conhecimento sobre projetos de EA do estado ou do seu bairro, mesmo já estando na escola desde o início do ensino médio. Observou-se que estudantes ter pouco conhecimento sobre projetos de EA desenvolvidos na escola ou em seus bairros e estado. Ressalta-se que a professora citou alguns projetos de EA desenvolvidos pela escola e pelo Estado e que a falta de conhecimento pode estar associada a pouca divulgação desses projetos ou falta de interesse dos alunos em participar. A EA é um tema importante a ser discutido na escola, pois é preciso refletir como as atividades humanas do dia a dia geram consequências no planeta de uma maneira mais ampla e significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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